Judoca de PG fica em 5º lugar na seletiva nacional sub-21

Gustavo Gomes destacou-se em disputa no Ceará

11/11/2019

Competindo pela primeira vez na categoria sub-21, o atleta de Praia Grande Gustavo Santos Gomes, no peso leve (66 a 73 kg), terminou em quinto lugar na Seletiva Nacional de Judô sub-21 (19 a 21 anos), evento regido pela Confederação Brasileira (CBJ) com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e Federação Cearense (FECJU). A competição encerrada no último sábado (9), ocorreu no Ginásio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) Clube de Fortaleza, no Ceará.

Na primeira luta, Gustavo venceu Diogo Rocha (Itaporã/São Paulo). Depois, ganhou de Emanuel Magalhães (Pernambuco), Gustavo Siqueira (Mogi das Cruzes/SP) e João Pinheiro (Minas Tênis Clube/Minas Gerais). Na sequência, foi derrotado por Lucas Silva (Flamengo/Rio de Janeiro). Na repescagem, perdeu para João Siqueira (Sogipa/Rio Grande do Sul).

A seletiva nacional iniciou o processo de formação da seleção brasileira sub-21 para o ano de 2020 ao distribuir os primeiros pontos para o ranking do país. O primeiro colocado na disputa faturou 180 pontos, o segundo ganhou 125, o terceiro levou 100, o quarto pegou 80, o quinto conquistou 60 (caso do Gustavo), o sétimo obteve 45. Por participação, todos os judocas receberam 15 pontos. Os judocas qualificados para o time verde e amarelo realizam intercâmbio e participam de competições internacionais.

Vale frisar que em 2019, na categoria sub-18, Gustavo terminou em quinto lugar no Campeonato Mundial. Sagrou-se campeão pan-americano, brasileiro, paulista, brasileiro InterClubes, do Meeting Nacional, da Copa São Paulo, paulista estudantil e dos Jogos da Juventude; vice-campeão brasileiro regional e foi sétimo colocado no Estadual sub-21. Participou de três etapas do Circuito Europeu (União Europeia de Judô - European Judo Union/EJU). Na Copa de Bremen, na Alemanha, faturou medalha de bronze. Na Copa de Berlim, também em solo alemão, terminou em quinto lugar. Na Copa de Coimbra, em Portugal, ele não terminou a competição entre os oito melhores.

Participação – Ainda na Seletiva Nacional de Judô sub-21 de 2019, outro judoca de Praia Grande participou. No peso superligeiro (até 60 kg), João Marcelo Morato Oliveira perdeu na primeira luta para Davi Galati (Distrito Federal). Vale frisar que o grupo de judô da Cidade treina sob orientação técnica dos professores Alberto Silva Bittencourt, Rodrigo de Matos e Felipe César Camilo de Oliveira no Centro de Excelência Professor João Carlos Ribeiro Manso Júnior (localizado na esquina das ruas Arari e Carimbó, Bairro Tupi – anexo ao Ginásio Rodrigão - Avenida Presidente Kennedy, 5593, Bairro Tupi), de segundas as sextas-feiras, após ás 17 horas.

Em 2018, a Seletiva Nacional de Judô sub-21 reuniu 492 judocas de 169 agremiações. Dois eram de Praia Grande. No peso superligeiro (até 55 quilos), Matheus Ferreira de Aquino perdeu na primeira luta para Vinicius Oliveira (Sergipe). No ligeiro (55 a 60 kg), Fábio Lescreck dos Santos também foi superado logo na estreia por Leandro Alves (Paraná).

Em 2017, nenhum judoca participou da seletiva. Em 2016, no leve (52 a 57 kg), Thamiris Anacleto Néris Cabral competiu, mas não obteve classificação (não ficou entre as oito primeiras posicionadas). Em 2015, no pesado (mais de 78 kg), Agatha Martins Silva terminou na terceira posição. Ela já havia obtido tal feito em 2014. Em 2013, na sub-21, garantiram vaga no selecionado brasileiro as judocas Tawany Gianelo da Silva no ligeiro (44 a 48 kg) e Agatha no pesado (mais de 78 kg). Em 2012, entraram na seleção, no superligeiro (até 44 quilos), Tawany; e no leve (52 a 57 kg), Gilmara Cristina Prudêncio.