Escola de PG ganha duas medalhas nas finais da Copa de Vôlei

Times masculino e feminino do Colégio Universo são prata e bronze

12/11/2019

Os times masculino e feminino do Colégio Universo (Bairro Ocian) de Praia Grande conquistaram medalhas de prata e bronze na 5ª Copa TV Tribuna de Vôlei Escolar, categoria masculina sub-17 (13 a 16 anos). Os grupos foram comandados pelo professor Severeino Adelino dos Santos Filho, o Tikinho. O evento, realizado pela TV Tribuna (afiliada da Rede Globo), contou com organização da Associação Nacional de Esportes (ANE). As partidas finais foram realizadas no último sábado (9), no Ginásio do SESC, em Santos.

Na decisão do título masculino, a turma do Colégio Universo perdeu para a da Escola Estadual Coronel Jeremias Junior, de Iguape, por 2 sets a 0 (18/14 e 18/12). Foi o quarto título consecutivo do grupo de Iguape e o primeiro vice-campeonato do de Praia Grande (havia sido quarto colocado em 2015 e 2018). Individualmente, o praia-grandense Felipe Zaneratti da Silva (Universo) foi eleito o melhor jogador da competição.

Na fase de grupos do torneio masculino, o time do Colégio Universo de Praia Grande venceu os da EE Professor Waldomiro Mariani/Cubatão e EE Balneário das Palmeiras/PG por 2 a 0. Nas oitavas de final, ganhou do Colégio Jean Piaget/Santos por 2 a 0. Nas quartas de final, superou o Colégio Universitas/Santos por 2 a 0. Na semifinal, derrotou a EE Doutor Jayme Almeida Paiva/Eldorado por 2 a 0.

Bronze – Na decisão do terceiro lugar, as meninas do Colégio Universo de Praia Grande venceram as do Colégio Jean Piaget, de Santos, por 2 sets a 1. Assim, garantiram a medalha de bronze. Na semifinal, perderam para o Colégio Objetivo Santos por 2 a 0. Nas quartas de final, ganharam da EE Professor José Muniz Teixeira/Iguape por 2 a 1. Nas oitavas de final, superaram as da ETEC Peruíbe por 2 a 1. Na primeira fase do torneio, as meninas da Cidade venceram as turmas da Escola Estadual Dona Luiza Macuco/Santos e do Centro Educacional Vila Verde/Praia Grande por 2 sets a 0.

Dados - Vale frisar que na fase inicial da disputa masculina, jogaram 30 times divididos em 10 chaves de três. Os primeiros colocados de cada grupo, mais os seis melhores segundo colocados por índice técnico classificaram-se para as oitavas de final. Representam Praia Grande os meninos da Escola Municipal Cidade da Criança (Bairro Cidade da Criança), Escola Estadual Balneário das Palmeiras (Nova Mirim), Centro Educacional Vila Verde (Aviação), Colégio Passionista Santa Maria (Sítio do Campo), Colégio Universo (Ocian) e Colégio França (Caiçara).

Na fase inicial da competição feminina, participaram 24 equipes divididas em oito chaves de três. As duas primeiras colocadas de cada grupo qualificam-se a fase oitavas de final (16 melhores). Representam Praia Grande as meninas da Escola Municipal Cidade da Criança, Centro Educacional Vila Verde, Colégio Passionista Santa Maria e Colégio Universo.

Pontos – Confira todos os resultados dos times de Praia Grande na 5ª Copa TV Tribuna de Vôlei Escolar 2019:

Feminina
Colégio Universo (terminou em 3º lugar)
1ª fase – grupo 6

30/10 - Centro Educacional Vila Verde/PG 2 x 1 EE Dona Luiza Macuco/Santos

EM Cidade da Criança
1ª fase – grupo 8
30/10 – EM Cidade da Criança/PG 0 x 2 EMEF Professora Laura Filgueiras/São Vicente
30/10 – EM Cidade da Criança/PG 0 x 2 Colégio Universitas/Santos

Masculina
Colégio Universo (terminou em 2º lugar)
1ª fase – grupo 10

27/10 – Colégio França/PG 2 x 1 UME Rui Barbosa/Cubatão

Colégio Passionista Santa Maria
1ª fase – grupo 4
26/10 – Colégio Passionista Santa Maria/PG 2 x 0 EMEF Professora Laura Filgueiras/São Vicente
26/10 – Colégio Passionista Santa Maria/PG 2 x 0 EMEF Monte Carlo/Ilha Comprida
31/10 - Colégio Passionista Santa Maria/PG 1 x 2 Colégio Universitas/Santos

EE Balneário das Palmeiras
1ª fase – grupo 10
27/10 – EE Balneário das Palmeiras/PG 2 x 0 EE Professor Waldomiro Mariani/Cubatão
27/10 – EE Balneário das Palmeiras/PG 0 x 2 Colégio Universo/PG
31/10 - EE Balneário das Palmeiras/PG 0 x 2 EE Coronel Jeremias Junior/Iguape

Retrospecto – Em 2018, a equipe feminina do Colégio França (Bairro Caiçara) de Praia Grande conquistou a medalha de bronze na 4ª Copa TV Tribuna de Vôlei. O time masculino do Colégio Universo (Bairro Ocian) terminou a competição na quarta colocação. Em 2017, a equipe masculina da EE Professor Antônio Nunes Lopes da Silva conquistou a prata e as meninas do Colégio Objetivo de Praia Grande (Tupi) ficaram com o bronze. Em 2016, as meninas do Colégio Objetivo foram campeãs da série prata.

As da EM Antônio Peres foram vice-campeãs na série bronze, assim como os meninos do Colégio Recanto Educacional na série prata. Garantiram os terceiros lugares os rapazes da EE Antônio Nunes na série ouro e os do Colégio Passionista Santa Maria (Sítio do Campo) na série prata. As meninas da EE Antônio Nunes foram quartas colocadas na série bronze. Em 2015, os garotos do Colégio Recanto Educacional venceram a série prata. A turma masculina do Colégio Objetivo terminou em segundo lugar na série ouro. O time feminino do Colégio Universo (Ocian) ficou em segundo lugar na série prata e o masculino em quarto. Na série bronze, quarta colocação para as meninas da EM Antônio Perez.