Preparativos para 15ª edição da Mostra Cultural da Seduc chegam na reta final

Evento do SuperEscola Cultural ocorre a partir de segunda (2) a 11 de dezembro

28/11/2019

Foto Indisponivel

Os voluntários acertam os últimos detalhes dos cenários e figurinos. Alunos e professores ensaiam cada cena, nota musical e passos da coreografia para que cada detalhe saia como o combinado. Tudo isso faz parte dos ajustes finais da Mostra Cultural da Secretaria de Educação (Seduc), que chega a 15ª edição. De segunda (2) a 11 de dezembro, estudantes da EM Porto das Artes e do SuperEscola Cultural Tupi sobem aos palcos do Teatro Municipal Serafim Gonzalez e Auditório Jornalista Roberto Marinho em sete dias de espetáculos.

Os preparativos para edição deste ano da Mostra Cultural da Seduc começaram no início do segundo semestre. Com auxílio dos professores, os alunos estudaram sobre os temas definidos por cada turma e participaram da confecção e estruturação dos espetáculos. Logo após, começaram os ensaios que foram intensificados em torno de um mês para cá devido à proximidade com a estreia.

Para alguns meninos e meninas, a espera para subir no palco traz um misto de alegria e ansiedade, até mesmo um pouco de tristeza. Isso porque alguns jovens completam a idade limite para frequentar as aulas dentro do programa SuperEscola Cultural. Caso da aluna do curso de dança do período da tarde da EM Porto das Artes Sophia Evangelista Andrade, 14 anos, que fará a última apresentação dela com o grupo.

Na edição deste ano, para fechar com chave de ouro a participação como aluna do Porto das Artes, a estudante subirá ao palco do Teatro Serafim Gonzalez com o espetáculo “Musicais em Cena”. A jovem apresentará nove coreografias, sendo elas, de jazz, sapateado, balé clássico e contemporâneo. “Apesar de ser o sétimo ano que danço, pela primeira vez farei apresentação de balé clássico. Estou na expectativa”, confidenciou.

Contribuição - Enquanto Sophia ensaia na sala no final do corredor, em outro espaço mais próximo à entrada da EM Porto das Artes, o marceneiro Washington acerta os últimos detalhes em três peças que servirão como base para um livro gigante. O elemento cenográfico fará parte do espetáculo teatral “O Menino que Virou História” que encerra no dia 11 de dezembro, a 15ª edição da Mostra Cultura da Seduc.

Essa não foi a primeira vez que “Seo” Washington, como todos o conhecem, ajuda na confecção dos cenários. Há três anos, o marceneiro contribui com a elaboração dos espetáculos. “Comecei a ajudar quando minha filha participava das aulas. Ela saiu e eu continuo aqui. Tenho prazer em poder colaborar de alguma forma, doando ao próximo aquilo que a gente aprendeu ao longo da vida que foi a marcenaria”, comentou o voluntário.

A confecção dos figurinos também ganha a atenção e o trabalho de mãos voluntárias. Na sala em frente de onde se encontrava “Seo” Washington, Vania Dias Toledo Domingues de Souza e Cássia Moraes Symanowicz, ambas 38 anos, e Betzabeia Maria Barbosa, 41, todas mães de alunas do curso de dança, davam os últimos ajustes em adereços de figurinos e cenográficos. Há pouco mais de um mês, diariamente, enquanto as filhas ensaiam elas ficam no emaranhado de fitas, agulhas e linhas.

“Eu faço tanto para a minha filha quanto para os demais alunos. Quando vejo o resultado final, com a apresentação, não tem como não se emocionar”, afirmou Vania de Souza. “O trabalho desenvolvido pelo SuperEscola Cultural é muito sério. Só temos noção quando vemos o profissionalismo aplicado nna apresentação. E poder fazer parte disso é gratificante”, completou Cássia Symanowicz.

Reta final – A diretora das unidades do SuperEscola Cultural, Luciana Agostinho, fez questão de enaltecer o envolvimento de toda a comunidade. “Desde os alunos, professores até os funcionários e os voluntários, todos estão se entregando para oferecermos sete dias de espetáculos com qualidade. Este ano queremos resgatar o sentimento de humanidade. Nesta correria louca do dia a dia, propor um momento onde os espectadores se encantem com a beleza de cada uma das apresentações”, enfatizou.

Confira abaixo a programação completa da XV Mostra Cultural da Secretaria de Educação:

Segunda-feira (2)
Espetáculo de Musicalização “Música e o Cinema”
Horário - 17 horas
Local – Palácio das Artes
Artistas – Alunos da manhã e da tarde de musicalização do SuperEscola Cultural Tupi

Espetáculo de Musicalização “Embarcando na Música Brasileira”
Horário – 19h30
Local – Palácio das Artes
Artistas – Alunos da manhã e da tarde de musicalização da EM Porto das Artes

Terça-feira (3)
Espetáculo de Violão “No Caminho das Cordas”
Horário (duas sessões) - 17 e 19 horas
Local – Palácio das Artes
Artistas – Alunos da manhã e da tarde de violão da EM Porto das Artes

Quarta-feira (4)
Espetáculo de Dança “Musicais em Cena”
Horário – 18 horas
Local – Palácio das Artes
Artistas – Alunos da tarde de dança da EM Porto das Artes

Espetáculo de Dança “Ê Semba ê, ê samba á”
Horário – 19h30
Local – Palácio das Artes
Artistas – Alunos da manhã de dança da EM Porto das Artes

Quinta-feira (5)
Espetáculo de Dança “O Mundo Mágico do Circo”
Horário (duas sessões) – 17h30 e 19 horas
Local – Palácio das Artes
Artistas – Alunos da manhã e da tarde de dança do SuperEscola Cultural Tupi

Segunda-feira (9)
Espetáculo de Violão “Do Erudito ao Popular”
Horário - 19 horas
Local – Auditório Jornalista Roberto Marinho
Artistas – Alunos da tarde do violão do SuperEscola Cultural Tupi

Terça-feira (10)
Espetáculo de Violão “Guitar Hero”
Horário - 19 horas
Local – Auditório Jornalista Roberto Marinho
Artistas – Alunos da manhã de violão do SuperEscola Cultural Tupi

Quarta-feira (11)
Espetáculo de Teatro “My Dolls” e “O Menino que Virou História”
Horário - 19 horas
Local – Palácio das Artes
Artistas – Alunos da manhã do violão da EM Porto das Artes

Endereços - O Teatro Municipal Serafim Gonzalez fica no Palácio das Artes, localizado na Avenida Presidente Costa e Silva, 1.600, Bairro Boqueirão. Já o Auditório Jornalista Roberto Marinho está situado na Rua José Borges Neto, 50, Mirim.

SuperEscola – A Escola Municipal Porto das Artes e o Núcleo SuperEscola Tupi oferecem atividades musicais, de dança e de teatro graças ao programa SuperEscola Cultural. Ligado ao Departamento de Complementação Educacional, Esporte e Cultura nas Escolas, da Secretaria de Educação (Seduc), o programa disponibiliza diversas atividades esportivas e culturais no contraturno escolar em vários polos espalhados pela Cidade.