PIC Real conta história do Samba durante Mostra Cultural

As mais diversas variações do estilo musical foram apresentadas no PDA

2/12/2019

Foto Indisponivel

"Não Deixe o Samba Morrer" foi o que pediram os participantes da sétima Mostra Cultural do PIC Real, apresentada aos moradores do Bairro na sexta-feira (29). Cerca 500 pessoas prestigiaram o evento que contou 12 diferentes atrações, apresentadas por 200 alunos. Entre as apresentações, caratê, balé, ioga, dança cigana, música, entre outros cursos da unidade.

Todas as apresentações tiveram influência do samba. Nos figurinos, saias coloridas para elas e chapéus Panamá para o estilo malandro deles. Com mesas de bar, garçons e petiscos, o palco foi transformado em um boteco, ambiente onde as apresentações se desenvolveram. Os professores também entraram no clima e se transformaram em sambistas.

Choro, samba-rock, marchinhas de carnaval, pagode, samba de gafieira e até os samba-enredo figuraram nas apresentações. Este último com direito à apoteose, com a participação de uma bateria de escola de samba, que encerrou a Mostra Cultural.

A diretora do PIC Real, Adriana Lucas, explicou que escolheu o samba por ser um estilo que anda suprimido atualmente. "Virou moda ouvir funk, sertanejo e músicas eletrônicas, mas não podemos esquecer das nossas raízes. O samba faz parte da cultura brasileira, nos remete à alegria, festa e diversão. Queria reforçar isso na nossa mostra".

De acordo com a secretaria de Assistência Social, Gisele Domingues, além de ser um momento de diversão, as mostras culturais são o resultado de todo o trabalho realizado ao longo do ano. "Enquanto estão na unidade, os alunos aprendem coisas novas, interagem e têm novas perspectivas para o futuro".

Serviço – Os PICs e Cafes foram criados pela Secretaria de Assistência Social (Seas) em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande (FSS) e têm como principal objetivo ser um espaço aberto à convivência, ao diálogo e entrosamento familiar. Centenas de pessoas já mudaram de vida com as aulas de geração de renda, atividades esportivas, culturais e de lazer gratuitas para todas as idades. Atualmente, são oito unidades instaladas no Município.