Idosas usam crochê para fazer árvore de Natal

Peça tem 2 metros de altura e levou cerca de 5 meses para ficar pronta

3/12/2019

Criatividade e dedicação. Essas duas palavras resumem o trabalho executado por 20 crocheteiras de Praia Grande. Juntas, elas confeccionaram manualmente uma árvore de Natal, com cerca de dois metros de altura, que enfeita a entrada da unidade social onde elas frequentam. Sobrou dedicação também para fazer um presépio, todo em crochê. Quem quiser pode conhecer as peças.

Foram usados aproximadamente 150 novelos de linha para confecção dos cerca de 700 quadrados quem compõem a árvore. Cada pedaço tem uma decoração com cores e estampas variadas. Os quadradinhos foram interligados com crochê, usando linha verde para dar o aspecto de árvore.

A estrutura foi feita de bambu para que fosse leve e de fácil mobilidade. A decoração foi finalizada com oito jogos de luzes natalinas e uma ponteira em formato de estrela. Levou cerca de 5 meses para a árvore ficar pronta.

As responsáveis são as idosas que frequentam uma unidade social do Programa Conviver, no Bairro Tupi. Foi na entrada da unidade que elas montaram a árvore e o presépio de crochê. Para que todos possam ver.

A responsável pela árvore foi a professora voluntária, Darci Izidoro, de 73 anos, que viu algo semelhante e propôs o desafio às colegas para ser realizado fora do horário das aulas. “Queria que ficasse como uma forma de agradecimento a tudo que tivemos e tornasse o Natal das pessoas mais alegre e bonito”.

Todo o material utilizado foi doado ou comprado com recursos próprios das crocheteiras. A iniciativa tinha também a intenção de fortalecer os laços de amizade, promovendo ainda mais a união do grupo em torno do projeto.

Presépio - A decoração natalina conta ainda com o presépio feito também em crochê pela frequentadora do Conviver, Edna Aparecida Raga de Abreu, de 62 anos, que levou aproximadamente 1 mês para realização das 11 peças que compõem o cenário.
Hoje, as peças são quase que parada obrigatória para quem chega no local. Todo mundo para e registra uma foto.

Quem quiser conhecer o presépio, a árvore e garantir a foto, basta dar uma passadinha no Conviver Tupi. O endereço é Rua Xavantes, nº 51, no Bairro Tupi, pertinho da praia, em frente ao emissário submarino. O horário de funcionamento é das 8h30 às 17h00.