Confecção de panetones se transforma em renda extra para famílias carentes

Fundo Social produzirá 5 mil unidades no sabor frutas cristalizadas

11/12/2019

Até a próxima semana, mais de 5 mil panetones serão produzidos na padaria industrial do Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande. Dez famílias atendidas pelos programas sociais da Cidade estão sendo beneficiadas com essa produção. Elas ajudam a confeccionar o doce e o valor arrecadado com a venda tem parte destinada a elas.
Os números são altos. Por dia, são usados 100 quilos de farinha, 40 de frutas cristalizadas, mais 40 de preparo especial para panetone, 30 de uvas passas e ainda 5 quilos de fermento. Toda essa mistura se transforma em 500 panetones, que são distribuídos em quatro pontos diferentes da cidade e são comercializados por apenas R$ 7,00.

Parte da venda destes panetones vai fazer mais feliz o Natal do auxiliar de padeiro, Ricardo Silva, de 52 anos, morador da Casa de Estar, em Praia Grande. Ele fez o curso de panificação há alguns anos e teve a oportunidade de colocar seus conhecimentos em prática. “É muito bom. Abre novas portas e agradeço muito por esta oportunidade que estou tendo de ampliar meu currículo. Vou investir o que receber para renovar minha carta de motorista”.

A dona de casa, Fabíola Oliveira Cavalcanti, de 33 anos, do Bairro Antártica está encarando a padaria pela primeira vez. Achou fácil de aprender e gostou muito da experiência. “Moro com meus cinco filhos e esta renda vai representar bastante coisa para mim. Quero montar um carrinho de lanches e vou precisar desse dinheiro para comprar coisas para montar meu negócio”.

Maria de Fátima Gomes, de 45 anos, mora com o filho e também não teve dificuldades em fazer o panetone pela primeira vez. “É diferente, super tranquilo. Além disso, essa renda vai me ajudar bastante”.

De acordo com a secretária de Assistência Social de Praia Grande, Gisele Domingues, esta renda ajuda não apenas a questão financeira das famílias, mas também com a autoestima destas pessoas. “As famílias são acompanhadas ao longo do ano e nesta época são encaminhadas para este projeto de geração de renda. Eles ajudam na produção, adquirem experiência e podem aproveitá-la para produzir em casa e ganhar dinheiro com isso”.

Vendas – Os panetones produzidos pelo Fundo Social de Solidariedade podem ser adquiridos no Paço Municipal (Avenida Presidente Kennedy, nº 9.000, Bairro Mirim), na sede do Fundo Social (Rua Emancipador Paulo Fefin, nº 775, Bairro Boqueirão), no Conviver do Bairro Boqueirão (Avenida Presidente Castelo Branco, altura da Rua Pernambuco) e no Conviver Guilhermina (Rua Praia dos Sonhos, nº 245). O horário de atendimento destes locais é das 8h30 às 16h.

Bazar – No Paço Municipal também funciona o Bazar do Fundo Social. Neste ano, as peças incluem toalhas de lavabo, enfeites e muito mais. Tudo o que for vendido vai ajudar na manutenção dos trabalhos do Fundo.

Doações – O Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande tem o objetivo de desenvolver projetos sociais para melhorar a qualidade de vida dos segmentos mais carentes da população, por meio de doações da população em geral e também de empresários que têm interesse em ajudar famílias carentes. Quem quiser ajudar pode doar diversos tipos de materiais, desde que estejam em bom estado, diretamente na sede do FSS, que fica na Rua Emancipador Paulo Fefin, nº 775, no Bairro Boqueirão. O telefone de contato é 3496-5001.