Prefeitura lança programa Comércio Amigo da Cidade

Objetivo é conscientizar empresários sobre legislação e ações da Prefeitura

12/12/2019

A Prefeitura de Praia Grande lançou nesta quarta-feira (11), na sede da Associação Comercial e Empresarial de Praia Grande (Rua Espírito Santo, 782, Bairro Boqueirão) o programa Comércio Amigo da Cidade. O objetivo da ação é realizar encontros com comerciantes e representantes de empresas da Cidade, para orientação e conscientização sobre a legislação existente. Participam da ação as secretarias de Urbanismo (Seurb), Meio Ambiente (Sema), Serviços Urbanos (Sesurb), Trânsito (Setran), Assuntos Institucionais (Seai) e Guarda Civil Municipal (GCM). Para este encontro foram convidados comerciantes da Av. Mal. Mallet, no Canto do Forte.

Como explicou Alexander Ramos, titular da Seurb e coordenador do evento, a Administração Municipal quer ter uma parceria maior com os comerciantes. “Queremos que os temas abordados nestes encontros permitam aos empresários uma maior compreensão das ações da Prefeitura e das leis que regem essas ações. E com isso também os queremos como parceiros, principalmente para que sejam agentes na multiplicação das informações”.

No encontro foram apresentando diversos temas, como Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), Código de Posturas. Na parte do trânsito as diversas ações já executadas e outras planejadas para serem realizadas nos próximos meses; na área de serviços urbanos e meio ambiente o principal assunto foi o descarte correto do lixo, separando o lixo seco (reciclável) do úmido (não reciclável).

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Praia Grande Antonio Pio Neto ressaltou a importância desse tipo de ação e fez um apelo aos comerciantes para que participem: “para a Associação é muito importante este tipo de ação que a Prefeitura está realizando. Este trabalho de apresentar a legislação, mostrar serviços e conscientizar o empresário sobre algumas ações que deve tomar, como consta na lei, só vem a ajudar nosso comércio para que aconteça da forma correta, com segurança e dentro da lei, evitando assim inconvenientes como multas e até mesmo interdição. A associação é a casa do comerciante e como tal está sempre disponível para tratar de assuntos que ajudem nosso comércio”.

Para o empresário Leandro Shulz dos Santos, o encontro foi muito produtivo, mas se disse um pouco decepcionado com o número de participantes; “ A Prefeitura disponibiliza uma equipe para nos orientar e abre este espaço para que possamos discutir nossos problemas e como podemos solucioná-los. No entanto muitos acabaram não aproveitando. Depois acontecem as notificações e multas e o comerciante fica reclamando. Espero que em uma próxima estejamos em maior número, afinal é de nosso interesse”.

Novos encontros, em datas ainda a serem divulgadas, deverão ser realizados com segmentos empresariais e comerciantes de outros bairros da Cidade.