Autoridades discutem esquema para a virada do ano

Objetivo é garantir mais segurança a moradores e turistas

16/12/2019

Representantes de várias secretarias municipais e autoridades da área de Segurança Pública se reuniram na manhã desta segunda-feira (16), na Prefeitura, para acertar os detalhes para a virada do ano. O objetivo do trabalho integrado é garantir mais segurança e tranquilidade a moradores e turistas.

A reunião foi convocada pelo secretário de Assuntos de Segurança Pública, Maurício Vieira Izumi, para que o representante de cada área envolvida pudesse expor suas demandas e estratégias. “Temos uma estimativa de mais de 1,5 milhão de pessoas na Cidade na virada do ano. Como cada secretaria tem suas especificidades, o o objetivo é otimizar o trabalho de cada área envolvida, oferecendo ainda mais segurança a moradores e turistas”.

Praia Grande contará com quatro pontos de queima de fogos (Canto do Forte, Tupi, Caiçara e Flórida), que terão uma atenção especial, assim como alguns pontos já identificados como mais críticos, principalmente pela grande concentração de pessoas.

Para isso, a Guarda Civil Municipal (GCM) deverá realizar forças-tarefas e operações específicas. Os novos guardas incorporados recentemente reforçarão o efetivo que conta atualmente com 415 integrantes totalmente preparados para o patrulhamento preventivo e ostensivo.

Outro importante recurso que estará à disposição são as câmeras de monitoramento da Cidade, conforme observou Izumi. “Pelo Cicoe, será possível realizar um patrulhamento virtual que dará suporte tanto aos guardas municipais quanto aos policiais militares”.

Participaram representantes das secretarias de Trânsito, Urbanismo, Serviços Urbanos, Cultura e Turismo, Defesa Civil, além de representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Grupamento de Bombeiros Marítimo. Entre as principais contingências apontadas estavam o combate a pequenos crimes e perturbação do sossego, mobilidade, fiscalização de ambulantes e limpeza da orla.