Bairros Nova Mirim e Quietude terão novas instalações do Cras

Serviço oferece acesso a benefícios sociais como bolsa família e BPC

18/12/2019

Foto Indisponivel

Em 2020, os moradores de Praia Grande ganharão instalações novas em duas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). O serviço chega ao Bairro Nova Mirim com a instalação de uma unidade. No Quietude, a unidade existente será instalada em novo trecho. Em ambos os locais, o objetivo é dar acesso aos benefícios sociais oferecidos pelos governos Federal, Estadual e Municipal.

Na Avenida da Integração, esquina com Avenida Paulo Lucania, no Bairro Nova Mirim, será instalada a sexta unidade do serviço. O Cras Nova Mirim contará com 2 salas multiuso para atendimento a grupos e reuniões com as famílias, sala da coordenação, 2 salas de atendimento técnico, recepção, copa, almoxarifado, 4 banheiros, 2 deles com acesso para pessoas com deficiência. A unidade atenderá os seguintes bairros: Nova Mirim, Mirim, Anhanguera e Maracanã.

A reivindicação da instalação de um Cras no bairro foi feita durante os trabalhos de revisão do Plano Diretor (2017 a 2026) e, desta forma, contempla os anseios da população desta região da Cidade.

Quietude - Já no Bairro Quietude, as novas instalações do Cras ficam no mesmo endereço onde já funciona a unidade, porém, os espaços estão sendo adequados para receber o serviço. A unidade contará com recepção, 2 salas multiuso, 3 salas para o atendimento técnico, sala para a coordenação, copa; 3 banheiros com acesso às pessoas com deficiência. Aproximadamente 7 mil famílias estão referenciadas no Cras Quietude e após a reestruturação vai dar atendimento exclusivo aos moradores dos bairros Quietude, Ocian, Tupi e Tupiry.

Serviço - No Cras, o atendimento é humanizado, realizado por assistentes sociais e psicólogos, e tem como objetivo a inclusão e o combate às vulnerabilidades sociais. Vulnerabilidade social é o termo usado para classificar quem está em condição de fragilidade material ou moral por culpa de situação econômica ou social, momentânea ou duradoura.

É o Cras que coordena a rede local de serviços sócio-assistenciais, sendo a “porta de entrada” dos usuários para rede de proteção social. Qualquer pessoa pode procurar o Cras para conhecer seus direitos e benefícios de inclusão em programas sociais. Nas unidades, a comunidade pode conhecer as condições obter estes benefícios. Além do Bolsa Família, as equipes do Cras também dão acesso a outros programas como o Renda Cidadã, Ação Jovem e Viva Leite.

As demais unidades do programa estão distribuídas nos bairros Melvi, Esmeralda, Vila Sônia e Canto do Forte. Para se aproximar da comunidade o Cras trabalha em parceria com as unidades do Programa de Integração e Cidadania (PIC) e Centro de Apoio à Família do Educando (Cafe). Hoje, há unidades do Cras funcionando nos Cafes dos bairros Esmeralda e Vila Sônia.

Atualmente Praia Grande tem 24.300 famílias cadastradas e acompanhadas (referenciadas) nas unidades do Cras. No ano passado foram realizados 16 mil atendimentos nas cinco unidades do serviço.
Confira os endereços das unidades e os telefones de contato.

Cras Quietude:
Avenida Ministro Marcos Freire, nº 6.650. Telefone: (13) 3472-8246.

Cras Vila Sônia:
Rua João Andrade de Jesus, s/nº. Telefone: (13) 3596-6668.

Cras Canto do Forte:
Rua Xixová, nº 1.130. Telefone: (13) 3496-5068.

Cras Melvi:
Rua Marcelino de Oliveira, nº 44. Telefone: (13) 3477-4983.

Cras Esmeralda:
Rua Ana Pereira de França, nº 295. Telefone: (13) 3496-5019.