Ferramenta de gestão ajuda a mapear a arborização de PG

GeoPG foi apresentado durante reunião na Casa dos Conselhos, no Bairro Tupi

20/12/2019

Uma ferramenta para integrar todos os bancos de dados do Município. Assim é o Sistema de Informações Geográficas (GeoPG) que tem por objetivo compilar as informações para que as pastas municipais possam realizar o serviço de forma mais eficaz. Assim, na tarde de quarta-feira (18), o diretor de Gestão Territorial da Secretaria de Planejamento de Praia Grande, Juliano Fornazari, apresentou a plataforma aos representantes do poder público e privado, de entidades do terceiro setor e da participação popular. O encontro ocorreu na Casa dos Conselhos, situada no Bairro Tupi.

Fornazari explicou aos presentes que o GeoPG armazena tabelas e mapas de forma dinâmica e integrada. O sistema está disponível pela na intranet para os servidores municipais e para os usuários da rede mundial de computadores no portal da Prefeitura (www.praigrande.sp.gov.br). Na ferramenta é possível visualizar todos os mapas e dados da Cidade e para os servidores públicos designados por cada secretaria abastem a ferramenta, para que as pastas possam realizar uma gestão eficaz.

No caso da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), os servidores podem incluir dados pertinentes à pasta, como as árvores existentes na Cidade, que já foram mapeadas e agora estão sendo catalogadas. Essa iniciativa integra a diretiva do Programa VerdeAzul (PMVA). As ações propostas pelo PMVA compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

De acordo com a bióloga Mariane Laurentino o mapeamento realizado pela Administração Municipal com fotos do posicionamento correto das árvores existentes na Cidade, ajuda a Sema a catalogar todas as plantas existentes na Cidade. “É um trabalho de formiga, mas estamos catalogando todas as árvores existentes na Cidade e com isso ficando sabemos qual a espécie que é mais plantada em Praia Grande”, finalizou a bióloga.

Plataforma – O GeoPG é baseado na transparência de dados e permite a gestão do Município com ainda mais eficiência. O sistema está disponível para o planejamento das diversas ações da Administração e logo poderá ser acessado pelos munícipes.

Sede – Casa dos Conselhos de Praia Grande tem como meta integrar diversos públicos e promover a cidadania entre moradores de várias faixas etárias. Situada na Rua Xavantes, n° 51, no Bairro Tupi, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. O equipamento municipal é coordenado pelo secretário adjunto da Subsecretaria de Ações e Cidadania, Márcio Lamas, e o Casa foi desenvolvida com a meta de reunir todos os Conselhos da Cidade incentivando a participação popular, estas relações entre governo e sociedade civil em prol do cidadão e do desenvolvimento do Município.

É a partir da Casa dos Conselhos que são estabelecidas as políticas públicas com a participação direta da população em diversos segmentos como: educação, saúde, meio ambiente, turismo, criança, adolescente, juventude, defesa civil, dentre outras. Informações sobre a Casa dos Conselhos podem ser obtidas no telefone 3496-5376.