Abertura da Operação Verão acontece nesta segunda-feira (23) em Praia Grande

Solenidade será realizada na Praça Portugal, no Bairro Guilhermina

20/12/2019

Foto Indisponivel

Praia Grande vai receber na próxima segunda-feira (23), às 15 horas, a abertura da Operação Verão 2019/2020 na Baixada Santista. A solenidade será realizada na Praça Portugal, no Bairro Guilhermina.

Na ocasião, será apresentado o reforço que o Comando do Policiamento do Interior 6 (CPI-6), referente à Baixada Santista, receberá para a temporada de verão.

Praia Grande deverá contar com mais de 400 policiais militares e policiais rodoviários que reforçarão o efetivo fixo nas ruas e estradas de acesso à Cidade. Entre viaturas quatro rodas e motos estão previstos cerca de 30 veículos.

As praias também ganharão uma atenção especial com a contratação de 76 guarda-vidas temporários pelo Estado e 45 pela Prefeitura. Além disso, três embarcações estarão à disposição para orientação de banhistas e eventuais resgates.

Apoio – O esquema de reforço para o verão contará ainda com o apoio do efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM). São 415 integrantes atuando em patrulhamentos preventivos e ostensivos, além de forças-tarefas. Nesta sexta-feira (20), inclusive, a corporação recebeu 14 novas viaturas totalmente equipadas que já estarão nas ruas nesta temporada.

Outro importante recurso à disposição das forças de segurança são as câmeras de monitoramento da Cidade. Atualmente, mais de 2.500 equipamentos compõem o parque tecnológico. Deste total, 110 são do tipo OCR (Optical Character Recognition) que identificam placas de veículos e estão instaladas em pontos estratégicos, como vias de acesso à Cidade, avenidas de grande movimento e viadutos. Com esse sistema, que começou a ser instalado em 2017, Praia Grande conseguiu reduzir os crimes de roubo e furto de veículos em mais de 70%. Outra novidade são as câmeras dotadas de um softwa reconhecimento facial, interligado a um banco de dados fornecido pela Polícia Civil.