GCM de Praia Grande realiza mais de 200 atendimentos no feriado

Trabalho contou com patrulhamentos e operações forças-tarefas

3/1/2020

A Secretaria de Assuntos de Segurança Pública de Praia Grande (Seasp), através da Guarda Civil Municipal, realizou no feriado do Réveillon (31 de dezembro/1º de janeiro), 202 atendimentos, entre abordagens, autuações e orientações. O setor atuou em esquema especial durante todo o período, trabalhando com patrulhamentos e em forças-tarefas, garantindo mais tranquilidade aos moradores e turistas da Cidade.

Entre os principais objetivos do trabalho estava a manutenção da ordem pública, por meio de ações preventivas, como por exemplo evitar a aglomeração de pessoas em locais públicos, coibir o estacionamento irregular de veículos e orientar quanto à perturbação de sossego causada por aparelhos sonoros com volume abusivo.

No total, 133 pessoas foram abordadas; 18 veículos foram autuados; 5 estabelecimentos foram visitados e orientados; 1 estabelecimento foi interditado; 35 comerciantes passaram por orientações e 10 caixas de som foram apreendidas.

Durante a virada de ano, a Seasp contou com duas frentes de força-tarefa com equipes da GCM, Polícia Militar, Secretaria de Trânsito (Setran) e Secretaria de Urbanismo (Seurb). Além disso, o setor contou ainda com três patrulhas com vinte e três GCMs em diversos pontos fixos da Cidade, realizando o atendimento de forma logística.

De acordo com o comandante Edvaldo Pereira dos Santos, o trabalho integrado com a PM e demais secretarias da Prefeitura foi essencial para o sucesso na operação de virada de ano. “Buscamos através disso obter melhor resultado na prevenção de delitos de toda ordem uma vez que nesse período a cidade têm sua população flutuante aumentada”.

A Guarda Civil Municipal de Praia Grande atende pelos telefones 199 e 153 e presta importante auxílio na área de segurança pública tanto no policiamento preventivo como no ostensivo.

Investimentos – Praia Grande investe maciçamente em tecnologia na área de Segurança Pública, contando, ao todo, com cerca de 2.500 câmeras instaladas em diversos pontos da Cidade. Recentemente, foram instalados mais 140 equipamentos no trecho entre os bairros Mirim e Solemar, dentro do plano de expansão do parque tecnológico.

A Cidade conta ainda com um software de reconhecimento facial, que tem auxiliado na identificação de procurados da Justiça, e com o chamado “cerco eletrônico”, formado por câmeras instaladas nos principais acessos da Cidade que identificam placas de veículos. Graças a esta tecnologia, a redução dos casos de furtos e roubos de veículos em Praia Grande já passou dos 70%.