Famílias recebem escritura definitiva de seus lotes

Entrega aconteceu na quarta-feira (15), na EM Mário Covas

16/1/2020

Foto Indisponivel

Praia Grande comemora no dia 19 de janeiro 53 anos de emancipação político-administrativa e dentro da programação alusiva à data a Prefeitura entregou na quarta-feira (15), 240 escrituras definitivas para famílias residentes em imóveis localizados nos Bairros Sta. Marina (Jardim Esperança) Mirim e Nova Mirim (Núcleo Nova Leblon), que tiveram a propriedade legalizada por meio do programa de regularização fundiária municipal Dono do Lote. O evento, que teve a presença do Prefeito Alberto Mourão, aconteceu na EM. Mario Covas, no Bairro Nova Mirim.

"Praia Grande tem feito sua parte. Já foram efetivadas cerca de 6 mil regularizações. Mas para esse avanço, um dos mais significativos do pais, para chegarmos a estes números investimos antes na infraestrutura. Nos antecipamos às determinações que a legislação sobre regularização fundiária (lei federal 13465/18) exige atualmente e com isso agilizamos os procedimentos. A Cidade hoje tem mais de 90% de suas ruas pavimentadas, água tratada e rede de esgoto, além de escolas e unidades de saúde bem distribuídas pelos bairros. Estes avanços, que iniciaram lá atrás, na década de 90, foram possíveis realizar porque o Município teve planejamento e administradores responsáveis. Sobre o processo de regularização fundiária, particularmente estou envolvido desde a década de 80, quando ainda era vereador. Sei das dificuldades e avanços da legislação, assim como os medos e como é importante a garantia da propriedade para estas famílias. Então toda vez que entrego estes documentos me sinto muito satisfeito e feliz. Dou meus parabéns a todos e peço para que mantenham seu espaço e lembrem que o documento valorizou seus imóveis. Preservem seu patrimônio”, disse o prefeito.

Davi Jerônimo de Campos recebeu no evento a escritura de seu imóvel. “São 25 anos esperando isso. Hoje estou realizando um sonho e o melhor: estava com dificuldade por causa da falta de endereço fixo, porque meu terreno não tinha a documentação que exigiam. Agora com a escritura, com endereço legalizado e tudo mais vou para abrir um negócio, que será de transporte e distribuição de correspondências, documentos, objetos e demais mensagens para empresas e particulares. Minhas expectativas são as melhores”.

Dolores Fernandes da Silva também comemorava o recebimento da escritura de seu imóvel. “É a segurança que a gente estava querendo. Ter o documento que me dá, afinal, a propriedade de meu terreno. Me sinto realizada. Nada melhor do que ter a certeza do que é seu. E um detalhe que é muito importante: o documento é em meu nome, o que me dá ainda mais garantia e segurança. Agora podemos investir sem medo e melhorar nossas casas”.

O titular da Secretaria de Habitação, Antônio Eduardo Serrano, que coordenou o evento, ressaltou que o documento entregue é a escritura definitiva: “Com a escritura registrada é confirmada a propriedade do imóvel e isso traz mais segurança para as famílias. E quando se trata de família com cônjuges heterossexuais, o documento é emitido em nome da mulher, dando-lhe maior segurança caso, no futuro, aconteçam problemas de relacionamento que levem à uma separação”.

Estiveram presentes na entrega das escrituras às famílias beneficiadas do Bairro Vila Sônia a 1ª dama Maria Del Carmen Padin Mourão, o presidente da Câmara de vereadores Ednaldo dos Santos Passos (Reco) e os vereadores Leandro Avelino, Isaias Cabeleireiro e Dimas Gonçalves.