Condema apresenta relatório sobre Fundo Municipal

Reunião ocorreu na tarde de quarta (29), na Casa dos Conselhos, no Bairro Tupi

30/1/2020

A primeira reunião do Conselho de Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) ocorreu na tarde de quarta-feira (29) e foram debatidos diversos assuntos dentro da temática. O encontro ocorreu na Casa dos Conselhos Municipais, situado no Bairro Tupi, e contou com a participação de representantes do poder público, privado, de entidades do terceiro setor e da sociedade civil organizada.

O destaque da reunião foi a apresentação do relatório anual do Fundo Municipal do Meio Ambiente (FMMA) pelo secretário administrativo, Felipe Claro Natarelli. Ao longo do encontro Natarelli apontou os dados sobre o FMMA dentre eles a elaboração e aprovação da primeira resolução.

Com isso, os conselheiros agora estão empenhados na elaboração do primeiro edital do FMMA para que o dinheiro destinado ao órgão, que são provenientes de multas por dano ao meio ambiente, serão utilizados em projetos que visem iniciativas de conscientização e sustentabilidade realizadas por órgãos na Cidade.

PMVA – Praia Grande vem desenvolvendo várias iniciativas inovadores de conscientização e preservação ambiental como: coleta seletiva dentro do Paço Municipal e departamentos externos; a Gincana do Verde que é uma realizada dentro das escolas municipais e que consistiu na arrecadação do maior número possível de tampa de garrafa pet, lacres de alumínio, pilhas, baterias, celulares antigos e óleo de coisa, entre outros.

Além disso, a Cidade foi a única da região incluída pelo Ministério do Meio Ambiente e pela Organizações das Nações Unidas (ONU) no Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Isto significa que a Cidade tem boas práticas sustentáveis em relação ao meio ambiente.

Sede – Casa dos Conselhos de Praia Grande tem como meta integrar diversos públicos e promover a cidadania entre moradores de várias faixas etárias. Situada na Rua Xavantes, n° 51, no Bairro Tupi, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.
O equipamento municipal é coordenado pelo secretário adjunto da Subsecretaria de Ações e Cidadania, Márcio Lamas, e o Casa foi desenvolvida com a meta de reunir todos os Conselhos da Cidade incentivando a participação popular, estas relações entre governo e sociedade civil em prol do cidadão e do desenvolvimento do Município.

É a partir da Casa dos Conselhos que são estabelecidas as políticas públicas com a participação direta da população em diversos segmentos como: educação, saúde, meio ambiente, turismo, criança, adolescente, juventude, defesa civil, dentre outras. Informações sobre a Casa dos Conselhos podem ser obtidas no telefone 3496-5376.