Obra da nova Delegacia de Defesa da Mulher de Praia Grande é finalizada

Unidade fica localizado no Bairro Guilhermina

13/2/2020

Praia Grande ganhará em breve uma nova Delegacia de Defesa da Mulher (DDM). A unidade fica localizada no Bairro Boqueirão. As obras estruturais do equipamento foram finalizadas pelas equipes da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) da Cidade. A nova etapa dos trabalhos será a aquisição de mobiliário, instalação de rede e sistema de informática, serviços de responsabilidade do Governo do Estado. A inauguração ocorrerá nos próximos meses.

A nova DDM terá papel determinante na melhora da qualidade dos serviços de segurança prestados no Município. A unidade, que fica na Avenida Ministro Marcos Freire, próxima ao Terminal Rodoviário Tude Bastos, será responsável pelo atendimento especializado ao público feminino, crianças e adolescentes que passaram por violência física, moral ou ainda sexual. Registro de ocorrências, investigação, apuração de crimes, medidas preventivas ligadas a Lei Maria da Penha e encaminhamento para laudos no Instituto Médico Legal estão entre as atribuições dos profissionais que atuarão no local.

A Prefeitura de Praia Grande foi a responsável pela realização do projeto e execução da obra da DDM. A unidade conta com prédio térreo em uma área de cerca de 500 m². Recepção, plantão para atendimento, uma sala para o delegado de plantão, uma para o delegado titular e uma para o delegado-assistente. Salas para os investigadores e para o investigador-chefe também fazem parte da estrutura. O local possui refeitório, área de cartórios (Cartório Central, Cartório anexo e outros seis cartórios), arquivo e sanitários adaptados para pessoas com deficiência, cela para detenção temporária (corró), além de estacionamento.

Um dos diferenciais do projeto contempla e oferece um ambiente ainda mais acolhedor e humanizado. A Administração Municipal leva em conta a situação fragilizada em que as pessoas chegam solicitando atendimento na unidade. Inclusive, uma brinquedoteca será montada logo ao lado do plantão de atendimento reforçando essa preocupação.

“Esse equipamento é de grande importância porque realizará um atendimento específico e diferenciado para as mulheres. Destaco que a nova Delegacia da Mulher na Cidade reforça o empenho e a preocupação com que a Administração Municipal trata a área da Segurança, além de confirmar o compromisso de campanha do governador João Doria”, comentou o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão.