Praia Grande se prepara para o Censo demográfico 2020

IBGE vai contratar cerca de 350 pessoas para o trabalho no Município

10/3/2020

O Censo demográfico 2020 será realizado entre os dias 1º agosto e 31 de outubro em todo o País e o IBGE abriu processo seletivo para a contratação de pessoas que realizarão o trabalho em todas as cidades brasileiras. Em Praia Grande, 313 recenseadores e 35 agentes censitários supervisores serão os responsáveis por fazer as pesquisas em todos os bairros do Município.

Os interessados em participar do processo seletivo, podem efetuar as inscrições até o dia 24 de março, pelo site da Cebraspe (www.cebraspe.org.br). São dois processos seletivos, para agentes censitários municipais/agentes censitários supervisores (nível médio) e para recenseadores (nível fundamental). Todos os selecionados irão trabalhar na coleta de informações do Censo 2020, entrevistando os moradores. As vagas são temporárias e os contratos terão duração prevista de três meses (recenseador) ou de cinco meses (agentes censitários), podendo ser renovados de acordo com as necessidades do IBGE e a disponibilidade orçamentária.

Na segunda-feira (9), a diretora de Planejamento e Gestão da Secretaria de Planejamento de Praia Grande, Eliana C. Ferreira, se reuniu com o coordenador de área do IBGE, Bruno Stoco de Oliveira, e com os dois coordenadores do Censo de Praia Grande, Paulo Sérgio Monteiro de Souza e Patrícia Caroline Sanches Floriano, para discutir estratégias dos postos de coleta da Cidade. Também participou do encontro a diretora da Fatec Boqueirão, Luciana Maria Guimarães.

Neste primeiro momento, Praia Grande contará com três postos fixos de coleta, localizados em pontos estratégicos: Fatec Boqueirão (Praça 19 de Janeiro, 144, Boqueirão), Casa dos Conselhos (Rua Xavantes, 51, Tupi) e Etec – Extensão Balneário Maracanã (Av. Dr. Roberto de Almeida Vinhas, 10119, Maracanã). Todas as unidades estarão à disposição do IBGE no início de abril.

De acordo com o coordenador do IBGE, Bruno Stoco de Oliveira, o objetivo da reunião foi visitar um espaço que será primordial para o trabalho do Censo na Cidade. “A Prefeitura tem nos auxiliado na organização dos postos de coleta e essa ajuda tem sido fundamental”, mencionou.

Segundo a diretora de Planejamento e Gestão da Secretaria de Planejamento, Eliana C. Ferreira, a Administração de Praia Grande faz questão de fornecer apoio ao IBGE, pois os dados que resultarão dessa coleta são fundamentais para o planejamento da Cidade. “Buscamos as melhores localizações, estamos preparando os espaços com a estrutura de trabalho adequada, internet e quando começar a coleta de dados, estaremos à disposição para fornecer todo o apoio às demandas que possam surgir”, afirmou.

Censo - O Censo demográfico constitui a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do País. O último levantamento do IBGE foi realizado em 2010 e apontou que a população de Praia Grande era em torno de 262 mil habitantes, com estimativa para 2019 de 325.073 moradores. No Censo 2020, todos os recenseadores usarão Dispositivos Móveis de Coleta (DMCs), aparelhos modernos e precisos, que permitirão ao recenseador uma melhor identificação da sua área de trabalho com a visualização de imagens de satélite no aparelho. A previsão é que os primeiros números do Censo sejam divulgados no primeiro semestre de 2021.