PG realiza reuniões sobre o Apadrinhamento Afetivo

Programa foi apresentado aos membros do CMDCA

13/3/2020

O programa Apadrinhamento Afetivo é uma forma de ofertar a crianças e jovens das Instituições de Acolhimento de Praia Grande experiências de convivência familiar e comunitária. Assim, na manhã de quarta-feira representantes da Secretaria de Assistência Social (Seas) apresentaram o programa aos membros do Conselho Municipal das Crianças e do Adolescente (CMDCA).

O encontro ocorreu na Casa dos Conselhos, localizada no Bairro Tupi, e também contou com a presença de representantes dos órgãos públicos, entidades do terceiro setor e da participação popular.

A psicóloga Lívia Ferreira da Silva é uma das integrantes da comissão do programa de Apadrinhamento Afetivo da Seas e explicou que a Cidade possui cinco equipamentos para acolher crianças e adolescentes como medida protetiva. O objetivo do Apadrinhamento Afetivo é dar aos assistidos condições necessárias para o desenvolvimento integral. Proporcionando assim, a vivência de vínculos afetivos, individualizados e duradouros, e também ampliar suas experiências sociais, para que eles por meio desses conhecimentos possam produzir marcas de afeto e de cuidado que tragam esperança em si mesmos e nas relações com o outro e com o mundo.

Outra integrante da comissão do programa de Apadrinhamento Afetivo, Patrícia Caetano Borelli, explicou que, a partir dos 8 anos, algumas crianças e adolescentes estão aptas a participarem do programa. Ela observa que o apadrinhamento afetivo traz diversos benefícios aos participantes. Muitas crianças e adolescentes melhoraram significativamente sua autoestima e passaram a ter mais autonomia em suas ações.

O programa- Para participar do Apadrinhamento Afetivo é necessário ter no mínimo 25 anos, residir em Praia Grande, ter a disponibilidade para participar de todos os encontros do processo de formação, ter tempo para convivência com as crianças e adolescentes, possibilidade de se envolver a longo prazo, através da construção de vínculo. Lembrando sempre que a adoção não é o objetivo desse projeto.
A Seas realizará reuniões explicativas em três equipamentos municipais durante todo o mês de março. Todos os encontros têm o mesmo conteúdo, bastando os interessados participarem de apenas uma das reuniões. Confira a agenda dos próximos encontros explicativas sobre o programa:

19/03 às 17 horas na Secretária de Assistência Social (Seas)
Rua Emancipador Paulo Fefim, 775, Bairro Boqueirão;

24/03 às 17 horas no Programa de Integração e Cidadania (PIC) Melvi
Rua Professora Heleny Rosa, 114, Bairro Melvi;

27/03 às 17 horas no Conviver Tupi
Rua Xavantes, 51, Bairro Tupi

Outros assuntos- Além da apresentação do programa de Apadrinhamento Afetivo, também foram abordados outros assuntos na reunião do CMDCA. Dentre os assuntos a vice-presidente do órgão, Débora Cristina dos Santos, apresentou o registro no CMDCA, da Associação Amigos do Jardim Solemar II, que desenvolve diversos programas voltados para crianças e adolescentes.
A próxima reunião do CMDCA está agenda para o dia 09 de abril, às 10 horas, na Casa dos Conselhos, situada no Bairro Tupi.

Sede- A Casa dos Conselhos, que é coordenada pelo secretário adjunto da Subsecretaria de Ações e Cidadania, Márcio Lamas, e foi desenvolvida com a meta de reunir todos os Conselhos da Cidade incentivando a participação popular, as relações entre governo e sociedade civil em prol do cidadão e do desenvolvimento do Município.

O atendimento na Casa dos Conselhos ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, e o equipamento está situado na Rua Xavantes, n° 51, no Bairro Tupi. Informações sobre a Casa dos Conselhos podem ser obtidas no telefone 3496-5376.