Semana da Mulher encerra atividades com chave de ouro em PG

O tema desta edição foi o empoderamento feminino

16/3/2020

Foto Indisponivel

Elas podem ser competentes, detalhistas, solteiras, casadas, crianças, adultas, empreendedoras, líderes de corporações públicas e privadas, entretanto, o mais importante de tudo é que são sujeitos de direitos. A XII Semana da Mulher de Praia Grande englobou todos esses assuntos dentro do tema ‘Empodere-se’. O evento teve seu encerramento na noite da última sexta-feira (13), no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim, e contou com a participação de várias entidades da Cidade.

A XII Semana da Mulher de Praia Grande foi realizada pelo Conselho dos Direitos da Mulher (Comdim) em parceria com a ONG Defesa e Cidadania da Mulher (DCM) e com o apoio da Administração Municipal. As rodas de conversa realizadas de 8 a 13 de março trouxeram à tona alguns assuntos que estão sendo dialogados pela sociedade brasileira nos últimos anos. A presidente da Ong DCM, Ana Sílvia Passeberg de Amorim, explicou que o evento teve como objetivo apresentar diversas ações afirmativas para a autonomia feminina.

“O dia da mulher é todo dia. Somos sujeitos de direito e devemos ser respeitadas. Nosso objetivo é o fortalecimento da família e o empoderamento feminino. O empoderamento é realizado em pequenos atos, entretanto ao mesmo tempo muitas mulheres são coagidas sem perceberem em seu ambiente familiar, de trabalho e pela própria sociedade. Por isso, temos que continuar lutando para alcançar respeito como qualquer cidadão”, ressaltou Ana Sílvia.

A presidente alertou as mulheres que um simples corte de cabelo pode mostrar se a mulher é empoderada ou está sendo coagida pelo seu opressor. “Uma mulher empoderada faz o corte de cabelo, que ela desejar, que se sentir bem. Já uma mulher coagida não corta o cabelo de forma desejada porque o seu opressor determina o modo a seguir”, explica Ana Silvia.

Ao longo do encerramento, o Coral Conviver Tupi, emocionou o público com canções como Tormento d’amore, ‘Estoy Apaixonado’ e ‘Ana Júlia’ que levaram o público ao delírio. A regente, Maraísa Mouro Silva, agradeceu o carinho do público e explicou que estava sendo uma emoção muito grande os participantes do coral apresentarem em um evento com essa temática. “Vamos nos empoderar, assim teremos o lugar certo na sociedade”, comentou a regente.

Logo após, foi a vez das alunas do projeto ‘Meninas em movimento’, da ONG, DCM, realizarem sua apresentação e levarem muita reflexão para o público. Um pequeno vídeo foi exibido mostrando ao público a importância da autonomia da mulher na sociedade contemporânea. As alunas também levaram o público ao delírio, apresentação de dança urbana, como umas ações para o empoderamento feminino.

As alunas do Programa de Integração e Cidadania (PIC), do Quietude, também apresentaram número de dança do ventre como forma de empoderamento feminino. E para encerrar as apresentações, uma equipe de dança de salão mostrou a importância da dança para empoderar todos os cidadãos.

A XII Semana da Mulher de Praia Grande foi finalizada com homenagens a mulheres praia-grandenses de entidades da Cidade: a vice-presidente do Comdim, Beatriz Ramos, a representante da Secretaria de Assistência Social, Jô Luna e regente do Coral Tupi, Maraísa Mouro Silva.

Elas são a maioria na Cidade- Dados da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) apontam que a Praia Grande possui atualmente 164.753 habitantes do sexo feminino e 152.091, ou seja, 52% dos moradores da Cidade são mulheres, e 48% são homens. Por isso, a Cidade possui diversas políticas públicas voltadas a igualdade: dentre elas estão os cursos oferecidos nos Programa de Integração e Cidadania (PICs) e Centro de Apoio à Família do Educando (CAFE); participação das mulheres nos espaços de poder e decisão (Condim); programas voltados a saúde da mulher, dentre outros serviços oferecidos.

Comdim - Implantado em 1999, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher é responsável por elaborar e aprovar seu regimento interno; estimular, apoiar e desenvolver o estudo e o debate das condições de vida das mulheres do Município de Praia Grande, formular diretrizes e promover políticas públicas, visando eliminar todas as formas de discriminação que atinjam a mulher; prestar assessoria ao poder executivo, acompanhando a elaboração das políticas públicas, programas e ações referentes às questões do gênero; acompanhar o cumprimento da legislação que assegura os direitos da mulher; propor programas e mecanismos para coibir toda e qualquer violência contra a mulher e estimular a criação e implementação de programas para atendimento da mulher vítima de violência e de seu agressor; entre outras.

Todas as reuniões do Comdim ocorrem na Casa dos Conselhos, que é coordenada pelo secretário adjunto da Subsecretaria de Ações e Cidadania, Márcio Lamas, e foi desenvolvida com a meta de reunir todos os Conselhos da Cidade incentivando a participação popular, as relações entre governo e sociedade civil em prol do cidadão e do desenvolvimento do Município.

O atendimento na Casa dos Conselhos ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, e o equipamento está situado na Rua Xavantes, n° 51, no Bairro Tupi. Informações sobre a Casa dos Conselhos podem ser obtidas no telefone 3496-5376.