‘Castelo de areia’ gigante promete ser atração na orla de Praia Grande

Construção do primeiro Espaço Kids da Cidade segue em ritmo acelerado

30/3/2020

Um castelo de areia gigante está sendo erguido na orla do Bairro Canto do Forte, em Praia Grande. Torres e muralhas com contornos medievais fazem parte da tematização da primeira unidade Espaço Kids da Cidade. A atração será destinada a crianças de até 7 anos. As obas da novidade seguem em ritmo acelerado e são coordenadas pela Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb).

O Espaço Kids do Canto do Forte fica na Rua Heitor Sanches. A fachada possui aproximadamente 16 metros e 6,5 metros de altura, o que comprova sua grandiosidade. A ideia do castelo é prestar uma homenagem para a histórica e centenária Fortaleza de Itaipu, sediada no Bairro.

No total, serão 6 unidades nos seguintes bairros: além do Canto do Forte, contarão com Espaço Kids o Guilhermina, Aviação, Tupi, Ocian e Caiçara. Dentro e fora desses locais serão instalados playgrounds, piso emborrachado, além de mesas interativas e jogos educativos.

Outro destaque desses projetos diz respeito a estrutura. Todas as unidades terão banheiros, recepção e o atendimento acontecerá por funcionários capacitados. Cada Espaço Kids tem área total de 120 m². Os equipamentos estão sendo construídos com concreto e possuem detalhes em fibra de vidro, malhas de ferro e poliestireno expandido.

Tematização - O grande diferencial das unidades é que no lado externo cada um terá uma temática diferente, com decorações específicas, algumas simbolizando o bairro no qual os Espaços Kids estarão instalados.

A unidade do Bairro Guilhermina fica na altura da Rua João Sampaio, próxima do Espaço Multiuso onde é realizada a feira de artesanato, de lanches e doces do local. A área kids no trecho terá o formato de um cupcake gigante e bem colorido de 6,5m de altura.

Homenageando o contexto aeronáutico do Bairro Aviação, o Espaço Kids do local terá o formato de um portal, com uma réplica lúdica de aproximadamente 6 metros de um avião monomotor. O equipamento será instalado na altura da Rua Bartolomeu Dias.

A área da Cidade com mais homenagens ao povo indígena, o Bairro Tupi, terá um Espaço Kids que representará a oca de um índio com 6,5m de altura e estará localizado na orla, na altura da Rua Uirapuru.

No Bairro Ocian, tema oceânico será lembrado com um Espaço Kids em formato de conchas gigantes, com diversos detalhes do fundo do mar. O equipamento terá uma fachada de aproximadamente 16 metros e 6,5 metros de altura e ficará na altura da Rua Afonso Chaves.

E, por fim, o Bairro Caiçara ganhará um Espaço Kids na altura da Praça Jornalista Geraldo Ferraz, próximo à Rua Salvador Molinari. O trecho já passou por revitalização nos últimos anos, ganhando nova iluminação, playgrounds e se tornando uma área de lazer para que as pessoas possam curtir muito mais que somente a faixa de areia. No local, o Espaço Kids terá o formato de um gigante cupcake.

De acordo com o prefeito da Cidade, Alberto Mourão, os locais devem se transformar em pontos turísticos, especialmente por explorarem a vocação de cada bairro. “Inicialmente, todos teriam a temática do cupcake, mas então percebemos que seria mais interessante esses equipamentos variados. É um espaço exclusivo para crianças, onde os responsáveis poderão deixá-las por um intervalo de tempo enquanto aproveitam a orla. O Espaço Kids terá uma série de atrações divertidas e educativas para os pequenos”.