PG pede que turistas evitem a região neste feriado

Acesso à praia e os eventos estão proibidos, além de pontos turísticos fechados

10/4/2020

Bom senso. A expressão vista no dicionário (Michaelis) como “faculdade natural de julgar (algo ou alguém) de maneira correta e equilibrada” precisa ser um dos principais pensamentos àqueles que queiram vir à Praia Grande neste feriado de Páscoa. Com bloqueios de trânsito, fechamento de pontos turísticos, além da proibição de eventos e do acesso à praia, a Municipalidade tenta conter a propagação do Covid-19 (coronavírus) e pede que os turistas evitem a Cidade neste momento.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Esmeraldo Vicente dos Santos, o Dinho, as pessoas precisam fazer uma autorreflexão: “Eu realmente preciso ir até lá? Se a resposta for não, deixe para vir em outra oportunidade à Praia Grande. Os turistas sempre foram e sempre serão bem-vindos em nossa Cidade, porém pedimos para que fiquem em suas casas a fim de evitarmos idas e vindas sem necessidade e a propagação do vírus”.

No feriado de Páscoa, os principais pontos turísticos de Praia Grande, como o Palácio das Artes, a Área de Lazer Ézio Dall’Acqua (conhecida como Portinho) e o Parque da Cidade, seguirão fechados, como medida preventiva em combate ao coronavírus. Eventos também estão proibidos na Cidade.

O Município está realizando bloqueios de trânsito em dois acessos da Cidade (Avenida Ayrton Senna da Silva e Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, este em conjunto com a Polícia Militar Rodoviária), visando identificar e verificar estado de saúde dessas pessoas, além de conscientizar e orientar sobre a importância do isolamento social.

Praia Grande continuará ainda com as forças-tarefas para conscientizar os banhistas e frequentadores das praias sobre a importância de não acessar a faixa de areia e o mar. Equipes da Guarda Civil Municipal (GCM), Defesa Civil, secretarias de Trânsito e Urbanismo e guarda-vidas do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) são os responsáveis pelas ações na faixa de areia a fim de evitar a aglomeração de pessoas e a consequente disseminação.

A tecnologia tem sido uma forte aliada das ações de combate ao coronavírus no que se refere à fiscalização das praias. Praia Grande conta com 12 alto-falantes e 12 câmeras de vigilância espalhados pela orla, na direção da faixa de areia. Os alto-falantes reproduzem mensagens auditivas de alerta, pedindo que o banhista não fique na praia, e as câmeras auxiliam na identificação de grupos de banhistas, facilitando e agilizando a ação das outras equipes, caso seja necessário.