Ressaca do mar atinge avenida Castelo Branco e danifica parte do calçadão no Solemar

Trecho de aproximadamente 80 metros foi afetado, provocando queda de parte da mureta

11/4/2020

A alta da maré e a ressaca dos últimos dias apresentaram cenas poucas vezes vistas por toda a Região, e em Praia Grande não foi diferente. O mar chegou bem próximo ao calçadão em vários bairros que compõe os mais de 22 km de orla, contudo no trecho próximo ao Rio Itinga, no bairro Solemar, a força da água foi além provocando desassoreamento e até queda de parte da mureta e dos degraus que dão acesso ao calçadão.

Neste trecho, de aproximadamente 80 metros, as ondas chegaram a atingir a avenida Castelo Branco. As equipes da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) iniciaram a limpeza da via, mas como a ressaca trouxe muita areia e lixo, os trabalhos devem seguir até o início da semana.
“Na parte que compreende ao calçadão e faixa de areia teremos que fazer uma avaliação mais profunda para verificar até onde serão necessários os reparos”, explica o secretário de Serviços Urbanos, Katsuo Yonamine, que esteve no local na manhã deste sábado (11).

Ressaca – O avanço do mar e as ressacas cada vez mais frequentes nesta época do ano já não é surpresa aos moradores da região e tão pouco a Marinha do Brasil que na última terça-feira emitiu comunicado as coordenadorias estaduais da Defesa Civil informando a previsão de forte ressaca entre às 9 horas da última quarta-feira até as 21 horas da quinta-feira passada. O aviso alertou inclusive para uma situação já não considerada normal: as ondas poderiam chegar até 3 (três) metros de altura próximo à Costa.

“Ondas muito altas e próximas demais, por isso os estragos e invasão na área urbana”, comenta o diretor da Defesa Civil de Praia Grande, engenheiro Luciano Gomes Souza, e completa, “Até domingo veremos os reflexos dessa ressaca no qual acontece o período de recuo da maré”.