Mais de 32 toneladas de resíduos são recolhidas durante limpeza na orla após ressaca marítima

Trabalhos continuam acontecendo no calçadão de avenida da praia

16/4/2020

Os serviços de manutenção nos 22,5 km de calçadão e avenida da praia, intensificados pela Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) desde o último sábado (11) para reparos os impactos da forte ressaca marítima dos últimos dias, já resultaram em mais de 32 toneladas de resíduos recolhidos. Dentre os itens retirados está areia, além de vegetação carregada pelo mar. A limpeza ainda está sendo finalizada pelas equipes e a previsão é que nos próximos dias já sejam realizados também reparos em escada que dá acesso à orla, que sofreu danos graças à força do oceano.

Todo o trabalho acontece entre os Bairros Canto do Forte e Solemar. Para realizar o serviço de forma ágil a manutenção da Sesurb é setorizada e feita pela Divisão de Limpeza da Orla (Regional 2) no trecho Canto do Forte/Mirim, e pela Divisão de Manutenção de Vias (Regional 4) no restante da praia, no trecho Maracanã/Solemar. Toda a ação conta com apoio de tratores e maquinários.

Ressaca – O avanço do mar e as ressacas cada vez mais frequentes nesta época do ano já não são surpresa aos moradores da região e tão pouco a Marinha do Brasil, que na última terça-feira (7) emitiu comunicado às coordenadorias estaduais da Defesa Civil informando a previsão de forte ressaca nos dias seguintes. O aviso alertou inclusive para uma situação já não considerada normal: as ondas poderiam chegar até três metros de altura próximo à costa.