Idosos de PG se exercitam com aulas virtuais

Participantes do Programa Conviver ganharam a versão online das atividades

22/5/2020

Um dos mais animados grupos de moradores de Praia Grande é a Melhor Idade que frequenta as unidades do Programa Conviver. Com o fechamento do serviço devido à pandemia, essas mais de 4 mil pessoas, na maioria idosos e por consequência, do grupo mais vulnerável ao coronavírus, precisaram ficar em casa.

Com a tecnologia, os professores conseguiram se aproximar mais desses idosos e dar a eles alternativas seguras e divertidas para passar a quarentena. A iniciativa deu tão certo, que a Prefeitura lançou a série de vídeos “Conviver Online” publicada na rede social da Administração e feia especialmente para a Melhor Idade.

Uma vez por semana são publicadas aulas de temas variados com ginástica, tai chi chuan e pilates, na página oficial do Facebook. Os professores são os mesmos que eles estão acostumados a encontrar nas aulas, o que faz com que matem a saudades das atividades físicas.

“Achei magnifico as aulas online. Agradeço à Prefeitura por essa iniciativa, pois essas aulas virtuais têm feito muito bem para a minha saúde. Tenho fibromialgia crônica e não posso ficar sem fazer atividades. Que continuem postando essas aulas, sou aluna assídua”, Raquel Guimarães Fernandes, de 57 anos, aluna do tai chi chuan.

“Estou conseguindo acompanhar as aulas feitas por todos os professores. Tem sido muito bom pra mim, pois apesar de ficar isolada consigo fazer um exercício diferente a cada dia. Tenho artrose de quadril, não posso ficar muito tempo parada. Faço aquecimentos, alongamentos e isso me ajuda bastante. Vendo a sequencia nos vídeos consigo acompanhar direitinho”, explicou a aposentada, Ema Cavanha Tomás de 67 anos.

“Achei ótimo fazer aulas online. Tinha parado de fazer exercício desde o fechamento da unidade. As aulas online trouxeram de volta a autoestima que tinha. Muito obrigado, Conviver”, agradeceu o aluno da Ginástica, Sebastião Morais, de 57 anos.

“Estou adorando. Nesta reclusão necessária preciso estar com corpo mente e espirito em harmonia, Tem ajudado muito fazer ginastica em meu lar. Estou muito grata por esse projeto”, festejou a aposentada, Ivone Forgatti, de 67 anos.

De acordo com a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande, Maria Del Camen Padin Mourão, a Maruca, com a questão do isolamento social surgiu uma grande preocupação com a Melhor Idade. “Recebi muitas mensagens deles perguntando quando as atividades iam voltar, dizendo que estava com saudades dos amigos. O objetivo dessas aulas é permitir que se movimentem e possam continuar cuidando da sua saúde física e até mesmo mental, diante de uma situação tão inédita como a que estamos passando”.