Dez novos respiradores são entregues à Praia Grande

Equipamentos serão utilizados nos casos graves de Covid-19

17/6/2020

Foto Indisponivel

Praia Grande recebeu do Governo do Estado mais dez novos equipamentos de ventilação pulmonar, conhecidos como respiradores. Os aparelhos serão utilizados exclusivamente em pacientes críticos diagnosticados com Covid-19.

No último dia 4, já haviam sido entregues 5 equipamentos à Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande.

“Hoje os nossos leitos de UTI para Covid-19 contam com respiradores que acabamos remanejando de outras unidades e setores. Esses dez aparelhos e os outros cinco que chegaram anteriormente vão permitir uma melhor estrutura das unidades de saúde e, consequentemente, um suporte mais adequado a todos os pacientes”, explica o secretário da pasta, Cleber Suckow Nogueira.

Os funcionários do setor de UTI do Hospital Municipal Irmã Dulce já receberam treinamentos das empresas fabricantes dos equipamentos e estão aptos a operar os ventiladores.

Além dos leitos de UTI disponíveis no Hospital Irmã Dulce, mais 188 leitos clínicos foram montados nos dois Hospitais de Campanha de Praia Grande: 100 leitos no Ginásio Falcão e 88 leitos no Ginásio Rodrigão (Tupi). Camas, poltronas, cadeiras de rodas, mesas, cilindros de oxigênio e todo o material necessário para o funcionamento dos leitos foram instalados. A unidade do Ginásio Falcão já está recebendo pacientes.

As duas unidades não terão portas abertas para o fluxo da população, que deverá continuar buscando atendimentos nos três prontos-socorros da Cidade: a UPA Samambaia, o PS Quietude e a Porta de Entrada do Hospital Irmã Dulce (PS Central).

A Cidade conta também com o Hospital para síndromes respiratórias que está em funcionamento desde o início de abril. A unidade dispõe de alas adulta e infantil, salas de medicação, soroterapia, observação, além de consultórios e ampla sala de recepção. Outro destaque é que o local possui área para raio-x, o que agiliza a entrega de resultados desse exame para um diagnóstico mais preciso dos médicos. Uma unidade semi-intensiva, destinada a cuidados intensos, também integra o equipamento. Essa unidade evita a contaminação cruzada dentro do PS Quietude, já que o equipamento está instalado fora da unidade.

UTI - O Hospital Municipal Irmã Dulce já colocou em funcionamento 30 novos leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva). Com essas novas unidades, Praia Grande passa a contar com um total de 90 leitos de UTI, sendo leitos 50 Adulto (30 novos), 10 Infantil e 10 Neonatal no Irmã Dulce e mais 20 leitos na rede particular instalada na Cidade e que está credenciada junto à rede pública Municipal de Saúde.

Central telefônica - Em Praia Grande, os telefones 162 e 3495-2281 estão realizando o atendimento de triagem e enfrentamento ao coronavírus. O serviço ocorre diariamente, das 8 às 22 horas, por equipe multidisciplinar da Sesap, composta por médicos, enfermeiros e outros profissionais do setor. Mais de 13 mil pessoas já foram atendidas desde o início dos trabalhos.

Por telefone qualquer pessoa da Cidade pode explicar sua condição de saúde para uma identificação e classificação de risco de contágio. Os profissionais aplicam o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde no aplicativo Coronavírus-SUS. A pessoa identificada como suspeita é agendada já no atendimento telefônico para consulta na Usafa de seu bairro.

Abordagens de trânsito - A Prefeitura de Praia Grande está realizando abordagens de trânsito nas duas entradas da Cidade: na Avenida Ayrton Senna da Silva (Bairro Sítio do Campo) e Padre Manoel da Nóbrega (Bairro do Trevo). O objetivo do trabalho é entrevistar os motoristas e demais passageiros, bem como convencê-los a retornar para a cidade de origem para cumprimento do isolamento social. Esta medida facilita o controle da propagação da pandemia.

Desinfecção de espaços públicos - A Secretaria de Serviços Urbanos realiza a desinfecção diária desde o final do mês de março. As 28 Unidades de Saúde da Família (Usafas) espalhadas por todas as regiões da Cidade também recebem o cuidado, além dos centros comerciais, como dos bairros Ocian e Mirim, vias como a Avenida Costa e Silva, os terminais rodoviários Tatico e Tude Bastos.

Drones - A Guarda Civil Municipal (GCM) está utilizando drones na fiscalização e orientação de pessoas que eventualmente estejam se aglomerando em locais públicos da Cidade e também sobre a importância do uso das máscaras de proteção. Esta é mais uma medida adotada pela Administração Municipal no combate à proliferação da covid-19.