Seduc recebe doação de 15 toneladas de feijão

Produto comporá kits de alimentação entregues a alunos na próxima etapa

30/6/2020

A Secretaria de Educação (Seduc) ganhou um reforço que auxiliará na confecção dos kits de alimentação escolar. Nesta terça-feira (30), a Seduc recebeu a doação de 15 mil quilos de feijão da empresa Belamesa Comércio de Produtos Alimentícios. O mantimento estará entre os itens que serão distribuídos aos alunos da rede municipal de ensino na próxima etapa da entrega de kits, prevista para ocorrer a partir de 15 de julho.

Os produtos foram entregues no prédio administrativo da Seduc e serão encaminhados às escolas municipais posteriormente. Com os feijões doados, a Seduc reforça o trabalho realizado em prol dos alunos que teve início logo no começo na situação de isolamento social. Desde então, a pasta municipal destina os mantimentos adquiridos com recursos próprios a famílias que apresentam a necessitado. Só em junho, mais de 25 mil crianças foram contempladas.

Para a subsecretária de Administração da Seduc, Vanessa Rovenna, responsável pela Secretaria de Educação, ações como essa incrementam o trabalho realizado pela pasta municipal. “Quanto maior o período de isolamento social, mais famílias têm apresentado a necessidade de auxílio. E, cada vez mais, a empresa privada procura se engajar e fazer a sua parte em prol do próximo”, destacou.

Em Praia Grande, está prevista a continuidade da distribuição dos kits de alimentação escolar, uma vez por mês, até o retorno das aulas presenciais. A Seduc segue as orientações estabelecidas pelo Governo do Estado, dentro do Plano São Paulo, que prevê a retomada das atividades nas escolas a partir de 8 de setembro. Na ocasião, as unidades de ensino devem passar a receber 35% da capacidade de alunos matriculados.

“Nossa preocupação está no bem-estar das crianças. Enquanto, não retomarmos as atividades presenciais nas unidades de ensino todos os alunos que apresentarem a necessidade dos kits de alimentação escolar serão contemplados”, completou Vanessa Rovenna. “Ainda assim, técnicos da Seduc já estudam como faremos o atendimento dos kits uma vez que retornemos com as aulas”.

Benefício – No último dia 15 de junho, a Secretaria de Educação (Seduc) deu início a entrega dos kits de alimentação escolar e viu o interesse pelos mantimentos crescer em 64%. Nesta etapa, 25.939 famílias de alunos rede municipal de ensino em vulnerabilidade social. Na comparação com a edição anterior, quando 15.781 crianças receberam os kits, o crescimento foi de 64% no número de contemplados.

Os itens separados pela Divisão de Alimentação Escolar são produtos que seriam utilizados na produção da merenda escolar dos estudantes. Fazem parte dos produtos fornecidos alimentos perecíveis, assim como aqueles com data de validade estipulada para os próximos meses e demais itens. Para a subsecretária de Administração, Vanessa Rovenna, responsável pela Seduc, conforme o caminhar do isolamento social, mais famílias precisaram solicitar os kits.

Com a distribuição, a pasta municipal auxilia em garantir a alimentação dos alunos em vulnerabilidade social. Por conta da dificuldade financeira enfrentada pelas famílias, antes mesmo deste período pandêmico, algumas crianças aproveitam a merenda oferecida nas escolas para suprir a necessidade nutricional recomendada. Com a suspensão das aulas por tempo indeterminado, os estudantes deixariam de fazer a principal refeição do dia.

Interessados em serem contemplados com a doação dos kits de alimentação escolar têm até sexta-feira (3) para manifestar a necessidade. Para isso, precisa fazer o cadastro na secretaria da unidade de ensino onde a criança está matriculada.