Docente de PG está na final do Prêmio Professor Transformador 2020

Zaquel Zandonadi concorre na categoria Ensino Fundamental II

10/7/2020

A assistente técnico pedagógico (ATP), Raquel Santos Zandonadi, está entre os três finalistas, na categoria Ensino Fundamental II, na 1ª edição do Prêmio Professor Transformador 2020. A grande final ocorre na terça e quarta-feira (14 e 15), em evento que será realizado online, das 15 às 17 horas, nos dois dias. Interessados em acompanhar a premiação e palestras podem efetuar a inscrição gratuita pelo endereço eletrônico https://bit.ly/premiotransformador.

Raquel Zandonadi concorre ao prêmio com o projeto Fanfiqueiros de Papel, desenvolvido com alunos da EM Sebastião Tavares de Oliveira, no Bairro Quietude, onde lecionava antes de passar a exercer a função de ATP. Com a iniciativa, a docente propôs aos estudantes escolherem uma série que todos gostavam, sendo que, a produção La Casa de Papel foi a mais votada. A partir daí os jovens realizaram uma análise profunda da série.

Com o conteúdo em mãos, foi a vez dos estudantes escreverem referente à interpretação que tiveram sobre La Casa de Papel. Para isso, a professora usou como ferramenta uma plataforma de fanfic, a Spirit Fanfiction, onde os jovens puderam produzir seus textos. Por fim, os alunos trocaram entre si a experiência de participar do projeto e, como resultado final, prepararam uma Fanzine (revista feita por e para fãs).

Essa não é a primeira vez que Raquel Zandonadi chega a fase final de um concurso nacional na área da educação. Em 2018, a professora de língua portuguesa conquistou o 1º lugar na 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil, com o projeto “Minhas Memórias - O Embate de Vozes na Construção da Identidade de Alunos-Sujeitos”. Esta competição cultural tem organização do Ministério da Educação.

Reconhecimento – Uma iniciativa da Base2edu, da Bett Educar e do Instituto Significare, o Prêmio Professor Transformador foi lançado no ano passado. O concurso tem como objetivo destacar projetos educacionais inovadores, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), desenvolvidos por professores da Educação Básica em todo o país.

Nesta primeira edição, o Prêmio recebeu mais de 1200 projetos dos diversos cantos do País. As iniciativas passaram por diferentes etapas de seleção, que ocorreram ao longo de um ano, até que foram selecionados os 12 finalistas que concorrem em quatro categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio.