Raquel Zandonadi conquista 1º lugar no Prêmio Professor Transformador 2020

Docente de Praia Grande garantiu prêmio com projeto Fanfiqueiros de Papel

15/7/2020

Com o projeto Fanfiqueiros de Papel, a assistente técnico pedagógico da Secretaria de Educação (Seduc) de Praia Grande, Raquel Santos Zandonadi, garantiu o primeiro lugar no Prêmio Professor Transformador 2020. O anuncio ocorreu na tarde desta quarta-feira (15), durante live realizada pelos organizadores do evento. A docente conquistou o primeiro lugar na categoria Ensino Fundamental II, com iniciativa que desenvolveu junto com alunos da EM Sebastião Tavares de Oliveira, Bairro Quietude.

Raquel Zandonani, que atualmente está na função de assistente técnico pedagógico (ATP), chegou à final concorrendo contra outros dois projetos. Um deles do Maranhão, com a temática “Sarilho: a história vira cena, voltado à área das ciências humanas”, desenvolvido pela docente Francilda Fonseca Machado. O outro, produzido pela professora do Rio de Janeiro, Mytse Andrea Sales de Meio Nogueira, abordou Operação Carne Forte: estudos dos nutrientes a partir da carne, voltado à área das ciências da natureza.

A representante praia-grandense ficou em destaque logo na primeira edição do Prêmio Professor Transformador 2020. Ao todo, mais de 1.200 projetos dos diversos cantos do País concorreram ao prêmio em quatro categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio. As iniciativas passaram por diferentes etapas de seleção, que ocorreram ao longo de um ano. Nestas terça e quarta-feira (14 e 15) foram anunciados os vencedores.

O Prêmio Professor Transformador 2020 é uma iniciativa da Base2edu, da Bett Educar e do Instituto Significare. O Prêmio foi lançado no ano passado. O concurso tem como objetivo destacar projetos educacionais inovadores, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), desenvolvidos por professores da Educação Básica em todo o país.

Projeto – Com objetivo de de despertar nos alunos o interesse pela prática da leitura e escrita, a professora Raquel Santos Zandonadi desenvolveu o projeto Fanfiqueiros de Papel. Com a iniciativa, a docente propôs aos estudantes escolherem uma série que todos gostavam, sendo que, a produção La Casa de Papel foi a mais votada. A partir daí os jovens realizaram uma análise profunda da série.

Com o conteúdo em mãos, foi a vez dos estudantes escreverem fanfictons (um gênero digital) a partir da interpretação que tiveram sobre La Casa de Papel. Para isso, a professora usou como ferramenta uma plataforma de fanfic, a Spirit Fanfiction, onde os jovens puderam produzir seus textos. Por fim, os jovens trocaram entre si a experiência de participar do projeto e, como resultado final, prepararam uma Fanzine (revista feita por e para fãs).

Recordar - Essa não foi a primeira vez que Raquel Zandonadi conquistou a primeira posição em concurso nacional na área da educação. Em 2018, a professora de língua portuguesa conquistou o 1º lugar na 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil, com o projeto “Minhas Memórias - O Embate de Vozes na Construção da Identidade de Alunos-Sujeitos”. Esta competição cultural tem organização do Ministério da Educação.