PIC do Bairro Real ganha quadra coberta

Unidade poderá aproveitar mais o espaço para as aulas

12/8/2020

O PIC Real, unidade do Programa de Integração e Cidadania, agora conta com quadra coberta. A entrega da nova estrutura foi realizada de forma on-line, nesta quarta-feira (12). A população poderá acompanhar o evento por meio das redes sociais da Prefeitura de Praia Grande. O equipamento vai beneficiar especialmente as crianças, praticantes de esportes no local. No total, o espaço revitalizado terá cerca de 500 metros quadrados.

A quadra foi revitalizada e ganhou telhado com proteção térmica. A estrutura é toda em concreto pré-moldado, com platimbandas e telhado em material metálico. O equipamento também ganhou novo acabamento no piso, com marcação de quadra poliesportiva. O local também teve os muros revitalizados e novos alambrados instalados.

Para a diretora do PIC Real, Adriana Lucas, o novo equipamento vai permitir que mais pessoas tenham acesso às modalidades esportivas. “Será de muito benefício à comunidade justamente por proporcionar que modalidades esportivas sejam praticadas no ambiente coberto, com mais conforto. Isso deve incentivar as pessoas que utilizam o PIC”.

De acordo com o prefeito, Alberto Mourão, o serviço tem como principal objetivo fazer com que as pessoas do entorno se conheçam, se integrem, discutam os problemas em comum entendam como funcionam os serviços públicos. “Somos uma cidade que recebe cerca de 10 mil novos moradores por ano, de origens diferente, culturas diferentes. Aqui é possível fazer amigos, ocupar a mente, descobrir um novo talento. Precisamos despertar a cidadania nas pessoas para a Cidade melhorar cada vez mais”.

Inaugurado em 2012, o PIC Real atende a mais de 1.500 pessoas, com aulas de balé, dança cigana, ritmos dançantes, zumba, jazz, dança de rua, dança do ventre, yoga, alongamento, informática, pintura em tecido, pedraria, chinelos artesanais, biscuit, feltro, pintura em tela, corte e costura, culinária, jogos de tabuleiros, ginástica artística, karatê, tênis de mesa e futsal. Esta última modalidade, bastante frequentada por crianças e adolescentes, utiliza a quadra.

Com a nova cobertura, a quadra poderá ser utilizada também para as aulas de tênis de mesa, festas e eventos, além de novas modalidades que se adequem ao ambiente externo.

Serviço – Os PICs e Cafes foram criados pela Secretaria de Assistência Social (Seas) em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande (FSS) e têm como principal objetivo ser um espaço aberto à convivência, ao diálogo e entrosamento familiar. Centenas de pessoas já mudaram de vida com as aulas de geração de renda, atividades esportivas, culturais e de lazer gratuitas para todas as idades. Atualmente, são sete unidades instaladas no Município. Devido à pandemia do novo coronavírus, as unidades estão sem atividades no momento.