Prefeitura de Praia Grande
Lateral Praia grande
 A Cidade
 Bandeira e Brasão
 Edital - CMDCA/ CMI
 Eventos
 História e Hino
 Mapa da Cidade
 Monitoramento de Veículos
 NUPVIDA
 Orgãos e Conselhos
 PG ao Vivo
 Plano Diretor
 Postos de Saúde
  Notícia do dia 5/5/2006
Por João Carlos Miranda, MTB: 25.955
 
 
PG vai ganhar parque com esculturas gigantes de metal

Atração turística internacional, parque deve ser instalado no Bairro Boqueirão
 
 
Autor: Jairo Marques
Prefeito e secretários participam do evento na capital
 
Praia Grande vai ganhar em breve um parque de esculturas no Bairro Boqueirão. As obras que farão parte do novo ponto cultural e turístico estão entre as maiores esculturas em metal do País. As gigantescas peças compõem a exposição "Retratos da Vida", do escultor Gilmar Pinna, inaugurada na noite de ontem (5), no Espaço Cívico do Memorial da América Latina, em São Paulo. O evento teve a presença do prefeito Alberto Mourão e da primeira dama, Maria Del Carmen Padin Mourão.

A instalação das esculturas em Praia Grande pode ser considerada o marco do início da terceira fase de desenvolvimento da Cidade, conforme afirmou o prefeito Mourão. “Primeiro criamos a infra-estrutura e consolidamos o Município. Numa segunda etapa, incrementamos a área de Esportes. Já há diversos novos equipamentos finalizados e outros projetados para execução. Agora, vamos investir no projeto cultural de Praia Grande. Para isso estão sendo planejadas várias ações. Um dos destaques é a construção do teatro municipal, com inauguração prevista para o primeiro semestre de 2007. E as esculturas são o início dessa nova fase”.

O prefeito ressaltou a importância do parque para a Cidade. “As obras são magníficas. Trazem consigo todo um conteúdo, uma mensagem de paz. Teremos infra-estrutura apropriada, com efeitos especiais para cada peça, de forma que as pessoas possam interagir com as esculturas, inclusive entrando nas obras, onde encontrarão informações sobre a personalidade retratada. Com isso, criamos um projeto educacional, com visitação desse espaço. Há também o aspecto turístico, oferecendo outra opção além da praia.”

Esculturas - As obras retratam bustos de personalidades contemporâneas mundiais, como Gandhi e Madre Tereza de Calcutá, e nacionais, como os jornalistas Roberto Marinho (Organizações Globo) e Júlio de Mesquita (Grupo O Estado de São Paulo). A religiosidade do artista também se faz presente, com esculturas de Maria e seu filho, Jesus Cristo.

As obras foram confeccionadas em aço carbono e ferro e impressionam pelas dimensões e peso: de 5 a 10 metros de altura e de 15 a 30 toneladas. A inspiração, segundo Pinna, veio quando da morte do embaixador Sérgio Vieira de Mello em atentado terrorista à base da ONU, em Bagdá, capital do Iraque, em 2003. “A nobreza do embaixador me inspirou a esculpir esta gama de personalidades que buscaram tanto a paz. Também foi uma forma de reconhecer o trabalho da mídia mundial”.

As esculturas de Gilmar Pinna são, em sua maioria, monumentos. “Minha preocupação é com o público. Por isso dedico minha obra ao povo. Em Retratos da Vida me preocupei especialmente com a linguagem. Procurei transmitir a mensagem de paz que essas pessoas buscaram trazer para a humanidade.”

Parque - Praia Grande será a sede definitiva dessas obras. Segundo o arquiteto Antonio Freire de Carvalho Filho, um dos coordenadores do projeto do parque, não existe algo semelhante no País. “Será uma atração turística internacional, que trará outros serviços agregados, como o comércio de suvenires, gerando mais empregos.”

O projeto nasceu e se desenvolveu ao longo do processo de criação das obras. “Visitei o ateliê de Pinna e apresentei o projeto ao prefeito, que o aprovou”, disse Freire, informando que o parque deve ficar em área junto ao cruzamento das avenidas Brasil e São Paulo ou na Praça dos Emancipadores. O local receberá sete obras: os bustos de Sérgio Vieira de Mello, Nélson Mandela, Gandhi, Madre Teresa de Calcutá, João Paulo II, Jesus Cristo e Maria.”

Segundo informou Freire, os bustos dos jornalistas Roberto Marinho e Júlio de Mesquita serão instalados na rotatória de entrada da Cidade, formando um novo parque, em frente ao local onde será construído o Teatro Municipal (área localizada na junção das avenida Costa e Silva e Marechal Mallet). Outra escultura de Pinna, denominada “O princípio da vida”, formada por peixes, deve ser instalada na Praça Lions, no Bairro Guilhermina.

A instalação das obras em Praia Grande deve ocorrer após a exposição dos trabalhos em outras capitais pelos próximos quatro meses.

Biografia - Natural de Ilhabela e com obras em 10 paises, Gilmar Pinna tem 50 anos de idade e 35 anos de carreira. É um especialista na arte de esculpir com metais. Suas principais obras são guerreiros medievais, donzelas nuas, sereias sedutoras, cavalos e peixes metálicos.

Sua primeira mostra individual ocorreu em 1976, na Galeria Vanguarda, em São Paulo. Seguiram-se outras individuais e participações em exposições coletivas. Ao mesmo tempo, passou a elaborar trabalhos de encomenda para diversos colecionadores e empresários, no Brasil e no exterior, contando atualmente com diversas obras expostas em praças públicas na Itália, Suíça e Portugal, Espanha e Estados Unidos.

No Brasil, Pinna trabalhou na complementação do parque de esculturas da multinacional Sanko Espumas, executando 5 obras inéditas. E passou a ser muito conhecido em São Paulo a partir de julho de 2000, quando expôs seus guerreiros medievais no Espaço Cultural do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, a convite da Secretaria Estadual da Cultura.

A exposição Retratos da Vida, em cartaz no Espaço Cívico do Memorial da América Latina, vai até 6 de junho. Consiste em dez esculturas em aço carbono, com os bustos de Jesus, Maria Mãe de Jesus, Papa João Paulo II, Madre Tereza de Calcutá, Gandhi, Nélson Mandella, Sérgio Vieira de Mello, e, representando a mídia, os jornalistas Júlio Mesquita, fundador do grupo O Estado de São Paulo, e Roberto Marinho, fundador das Organizações Globo. Completa a exposição a escultura “O principio da vida.”
Mais informações sobre as obras e o artista no site www.gilmarpinna.com.