Prefeitura de Praia Grande
 Postos de Saúde
  Not�cia do dia 14/2/2006
Por Ana Flávia Scarelli, MTB: 33.131

Paro fala sobre qualidade do ensino em PG

Educador da USP conversa com 250 profissionais da Seduc

“O ensino deve ser desejado porque só aprende quem quer”. A afirmação é do educador Vitor Henrique Paro, que esteve em Praia Grande na tarde de segunda-feira (13) para conversar com 250 profissionais, entre assistentes e diretores de unidade escolar, pedagogos e equipe técnica da Secretaria de Educação (Seduc). O encontro com o titular em Educação da USP ocorreu no Auditório Jornalista Roberto Marinho.

Convidado pela secretária de Educação, Maura Lígia Costa Russo, o professor titular do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação da Faculdade de Educação da USP falou sobre o processo ensino-aprendizagem. “O estudo não deve ser venoso. Aprender não significa ser aprovado. E não deve ser motivo de prêmio ou castigo. Aprender é muito mais. E cabe ao educador despertar a vontade de aprender no aluno”.

Autor de títulos como “Por Dentro da Escola Pública”, “Escritas sobre a Educação” e “Reprovação Escolar: Renúncia à Educação”, Paro é hoje um dos mais requisitados educadores para palestras e discussões sobre a qualidade na escola pública. E critica a “antiga escola, a qual cabia apenas o papel de seleção e fiscalização de estudantes”.

A secretária de Educação, Maura Lígia Costa Russo, também acredita na busca da educação de qualidade e no sucesso escolar, por isso convidou o palestrante. “O início do ano letivo é um ótimo momento de reflexão e também de ‘recarregar’ as energias. Espero que as palavras do professor inspirem os profissionais da rede e que possamos concretizar aquilo que acreditamos”.