sábado
7 de dezembro de 2019

 
Portugues   English
 
 
COMPLEXO CULTURAL PALÁCIO DAS ARTES
 
 

O complexo cultural de seis mil metros quadrados é um dos mais importantes na região. Visto de fora, o centro cultural apresenta fachada com ares neoclássicos, com apliques e pintura jateada. Por dentro, o projeto segue o estilo contemporâneo, com espaços amplos e mobília moderna.
O andar térreo abriga o Salão de Eventos, com capacidade para 600l pessoas e 943 m². O acesso é central, com recepção e hall expositivo. O destaque na recepção é o lustre gigante, com 12 mil pedras de cristal e 120 lâmpadas em 3,20 metros de altura e 2,60 metros de largura. Com formas que remetem à figura do arlequim, personagem da antiga comédia italiana, o lustre faz alusão ao clássico filme O Fantasma da Ópera.
No andar superior, a terraço, além de um belo local de descanso, reservado a conversas com amigos, abriga exposição permanente de esculturas.
O Complexo Cultural abriga os seguintes equipamentos: Galeria Nilton Zanotti, Museu da Cidade e o Teatro Serafim Gonzalez.

 


GALERIA NILTON ZANOTTI

Inserida no Complexo Cultural Palácio das Artes, a Galeria Nilton Zanotti tem cerca de 320 metros quadrados e se enquadra nas exigências ditadas por grandes instituições, como o Museu de Arte Moderna (MAM) e Instituto Tomie Ohtake. Conta, por exemplo, com climatização e iluminação adequadas para a recepção e exposição das obras. Os quarenta módulos expositivos, em dois tamanhos, são móveis e podem se adequar à composição de cada mostra.
A Galeria leva o nome de Nilton Zanotti, uma homenagem ao artista plástico que levou o nome de Praia Grande às galerias mais importantes do País.


 


MUSEU DA CIDADE

Com cerca de 250 metros quadrados de área, o Museu da Cidade abriga exposições referentes à história de Praia Grande, um conceito inovador na museologia. Para isso, conta com o testemunho dos próprios moradores do Município, que participaram da construção da identidade local. As entrevistas são disponibilizadas no estande de história oral, através de três televisores com tela de plasma de 32 polegadas, equipados com DVDs e fones de ouvido. Em outro terminal, quatro computadores disponibilizam a história e curiosidades sobre cada bairro do Município.
O Museu da Cidade conta ainda com quatro mesas expositivas, que apresentam fotografias e documentos históricos. O acervo do Centro de Documentação e Memória de Praia Grande conta com mais de 30 mil documentos doados por moradores da Cidade, o que permite que as exposições sejam renovadas frequentemente.
Outras atrações são os painéis gráficos: um deles, de 13 metros, exibe foto aérea da cidade. O segundo destina-se à exibição do patrimônio natural de Praia Grande, representado por dezenas de registros fotográficos do trecho de Mata Atlântica e área de mangue que margeia o Município.
Destaque para a seção de monóculos gigantes, com imagens de turistas de décadas passadas divertindo-se nas areias do Município.


 


TEATRO SERAFIM GONZALEZ

O teatro Serafim Gonzalez é capaz de receber em um único espetáculo até 513 pessoas, que desde a compra de ingressos até a chegada as suas poltronas percebem a dedicação de todos os envolvidos, que proporcionam atenção em atendimento, estacionamento, hostess gentis, acomodações confortáveis, dispondo inclusive de elevador para portadores de necessidades especiais e foyer para o bate papo de antes e depois. Mas agrada mesmo por sua maravilhosa acústica tanto aos que se apresentam, mas principalmente aos que assistem. Atores, dançarinos e músicos são bem instalados nos camarins.
A sala de espetáculo foi projetada tendo por base os melhores padrões acústicos, seu formato retangular permite uma melhor propagação do som e suas paredes espessas impedem a entrada de sons externos ao ambiente. A quantidade de poltronas, 513, distribuídas em 16 fileiras, também permite uma boa audição da platéia desde a primeira até a última fileira.
O Foyer da Sala Serafim Gonzalez é um espaço agradável, onde durante uma conversa descontraída é possível apreciar através de vitrines instaladas de frente à Mata Atlântica, diversas espécies nativas animais e vegetais. O ambiente decorado com peças de cerâmica marajoara presta homenagem à professora Graziela Diaz Sterque, precursora da cena cultural de Praia Grande.



 
 
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias