sábado
24 de junho de 2017

 
 
Portugues   English
 
  PONTOS TURÍSTICOS
 

 
 
 
 
 

Boutique do Peixe - Canto do Forte


Situada na orla da praia do bairro Canto do Forte, a Boutique do Peixe é o principal ponto de comércio de pescado fresco de Praia Grande. Os peixes vendidos no local são pescados pela manhã e levados direto para os 16 boxes. É totalmente proibido outro tipo de comercialização a não ser a da pescaria artesanal.O prédio possui arquitetura em forma de arraia visto de cima, e a laje que cobre a boutique tem um espelho d’água que cai atrás dos aquários, formando uma cascata.


 

Boutique do Peixe - Ocian


O prédio é uma réplica de um pesqueiro, e rodeado por espelhos d’água, passa a impressão de um barco ancorado. Dentro estão sete boxes para a venda de pescado, e, no subsolo sete depósitos para armazenar o material de trabalho.  O projeto buscou resgatar a história da pesca artesanal, em especial no bairro Ocian, somando modernidade e oferta de um ambiente propício para manuseio e venda dos produtos. O comércio de frutos do mar é uma das grandes atrações do prédio, que tem um espaço de convivência com bancos e mesas em alvenaria e mirante. Possui binóculos fixos no local, de onde é possível avistar até o Forte de Itaipu. Localizada no calçadão da Praia Ocian entre as ruas Carlos Gomes e Paula Ney.


 

Feira de Artesanato


Praia Grande conta com quatro feiras de artesanato fixas, que oferecem diversos artigos, como acessórios e objetos de decoração, além de pratos típicos, lanches e doces. Abrigam mais de trezentos artesãos comercializando legalmente seus produtos. As feiras funcionam nas praças Portugal (Bairro Guilhermina); Dr. Roberto Andraus (Bairro Ocian), Nossa Senhora de Fátima (Bairro Caiçara) e Carlos Gomes (Bairro Solemar). Funcionam das 13 às 22 horas aos sábados, domingos, feriados e diariamente durante as férias escolares.


 

Portinho Ézio Dall’Acqua


Anteriormente à construção da Ponte Pênsil, em 1914, a região do Portinho era conhecida como Porto do Campo. Situada ao lado do portal de entrada da cidade, a área de lazer Ézio Dall´Acqua, mais conhecida como Portinho, é um grande complexo totalmente dedicado ao encontro e diversão em família. Quiosques, churrasqueiras, playground, píer de pesca, aluguel de barcos, quadras poliesportivas, restaurantes, lanchonete, tudo em contato com a natureza, às margens do Mar Pequeno. Além dos equipamentos esportivos e de lazer, a Secretaria de Educação mantém ainda uma Escola Ambiental no local, com um Museu Ambiental, com espécimes típicas do mangue, que habitam o entorno do Portinho. Amantes do verde têm ainda a opção de passear pelo herbário, que mantém diversos exemplares típicos da Mata Atlântica, além de uma horta hidropônica mantida pelos próprios alunos. A entrada é gratuita.


 

Avenida Marechal Mallet


A partir de 1902, com a construção da Fortaleza de Itaipu, foi necessário abrir um caminho para facilitar o acesso até o local. A avenida recebeu o nome de Marechal Mallet, em homenagem a Emílio Luiz Mallet, Patrono da Artilharia. Hoje, a Mallet continua sendo uma das vias mais importantes e bonitas do Município, com paisagismo específico, mas adquiriu outras características também; é nela que estão as principais casas noturnas e bares da Cidade.


 

Calçadão da Praia


Em 1993, Praia Grande iniciou a construção do calçadão na orla marítima, uma importante obra, que gerou um grande impulso para a construção civil na cidade. O calçadão possui uma ciclovia a beira mar e é cercado por coqueiros. Ao longo dos seus 22 km, o calçadão tem dois emissários submarinos, quiosques padronizados, duas boutiques do peixe, áreas de lazer, um Centro de Vivência para o Idoso (Conviver) e estacionamento. E a orla de Praia Grande passará por reformulações em 2014. A recuperação da pavimentação asfáltica de aproximadamente 8 km da Avenida Presidente Castelo Branco foi a primeira etapa da revitalização da via, que consistirá também na execução de calçada em pedra portuguesa nos lugares das floreiras a serem remanejadas, inclusão de equipamentos urbanísticos, como banquetas e lixeiras, melhoria da iluminação, instalação de novas câmeras da Central de Videomonitoramento, além de construção de novos quiosques com banheiros públicos. No total, 150 novos postes serão instalados no trecho (450 luminárias duplas), no modelo do trecho piloto já feito no Bairro Canto do Forte. Junto à iluminação nova, a relocação das palmeiras permitirá também a ampliação da visibilidade das câmeras da Central de Videomonitoramento (aproximadamente 400 câmeras fixas serão instaladas na Avenida Presidente Castelo Branco). Além disso, os quiosques também passarão por mudanças: 35 novos espaços serão construídos ao longo do calçadão, todos com banheiros públicos com chuveiros.


 

Fortaleza Itaipu


A construção da Fortaleza de Itaipu, iniciada em 1902, marca o nascimento de Praia Grande. Ela ocupa área privilegiada, de onde é possível visualizar com segurança toda a entrada da Baía de Santos. Mantém sob sua guarda uma das últimas reservas de Mata Atlântica do Estado. A unidade abriga o 2º Grupo de Artilharia Anti-Aérea – Grupo José Bonifácio e Fernando de Noronha. Hoje, mesmo mantendo intensa atividade militar, impulsionado pelo recebimento de armamentos de última geração, a Fortaleza convive em perfeita integração com a natureza e a comunidade local, abrindo suas dependências para eventos, passeios e atividades educativas e culturais. Localiza-se na Avenida Marechal Mallet, s/nº, no Bairro Canto do Forte. As visitas ao local podem ser agendadas pelo telefone 3473-2511.


 

Orquidário Municipal


O Orquidário Municipal José Sanchez Alarcon fica localizado na Rua José Bonifácio, s/nº, Bairro Sítio do Campo (ao lado do Terminal Rodoviário Tude Bastos). O local é aberto à visitação de segunda a sexta-feira, sempre das 9 às 16 horas, com entrada gratuita.  Possui 375 metros quadrados, divididos em viveiro e estufa. O espaço funciona como um abrigo para cerca de 5 mil orquídeas, onde os visitantes aprendem mais sobre a espécie; conta ainda com uma estufa destinada à recuperação das plantas que não estão em boas condições.


 

Capela Nossa Senhora da Guia


A capela foi construída pela família portuguesa Soares, em homenagem a Nossa Senhora da Guia, em sinal de agradecimento pela recuperação de uma filha que adoeceu e se recuperou milagrosamente. Em 1893 a imagem da Santa foi trazida da província de Trás os Montes, em Portugal, e 1894 a capela foi inaugurada. Há uma história curiosa a respeito da imagem da Santa: roubada na década de 60, foi vista depois de algum tempo por um comerciante de Praia Grande em uma feira na cidade do Rio de Janeiro. Devoto da Santa, o comerciante deixou um cordão de ouro que portava em troca da imagem, e a trouxe de volta à Capela. Ao lado da Igreja existe uma imagem de Cristo crucificado, em bronze. A Capela fica na Área de Lazer Ézio Dall´Aqua (Portinho), Bairro Sítio do Campo.


 

Estátua de Iemanjá


A Estátua de Iemanjá é um marco histórico de Praia Grande. Localizada na Praia Mirim, tem aproximadamente 9 metros de altura. A imagem fica sobre dois espelhos d’água: um junto à areia e outro suspenso, na altura do calçadão da orla. Em sua base há uma cascata e espelho d’água, dando a sensação de que Iemanjá está sobre o mar. Há espaço protegido para a colocação de velas. O sistema de iluminação, com luminárias submersas na lâmina de água, tem foco direcionado à estátua. O espaço é ladeado por 16 coqueiros que representam os orixás (deuses) da Umbanda. É o local onde os adeptos podem realizar suas orações e depositar suas oferendas à Rainha do mar. Em dezembro milhares de fiéis se dirigem à Praia Grande, para a tradicional "Festa de Iemanjá". No local onde está a estátua, é montada toda infra-estrutura de segurança, atendimento médico e de estacionamento pela Prefeitura.


 

Estátua de Santo Antônio


Inaugurada em 19 de janeiro de 2007, a escultura feita pelo artista plástico praia-grandense Edson Mônaco em concreto, alumínio e ferro está localizada no calçadão da praia do Bairro Boqueirão, em frente à Igreja Santo Antônio. A peça, que é adornada por pérgolas, é muito visitada não somente por devotos do santo, mas por apreciadores de arte contemporânea. Edson Mônaco também tem outras esculturas expostas na Cidade, como um peixe de alumínio na Boutique de Peixes, no Bairro Ocian, e um busto ornamentado nas sacadas do Palácio das Artes.


 

Netuno


O monumento é um dos marcos do Bairro Ocian. Na antiga mitologia greco-romana, Poseidon ou Netuno era o Deus dos mares. A estátua, que é construída em bronze e impressiona pela grandeza e exatidão de detalhes, foi inaugurada em 1956


 

Praça da Paz


Situada no entroncamento das avenidas Brasil e São Paulo, no Bairro Guilhermina, a Praça da Paz é um espaço com sete esculturas assinadas pelo artista plástico Gilmar Pinna e realizadas em aço, carbono e ferro, representando personalidades históricas: Sérgio Vieira de Melo, Jesus Cristo, Maria Mãe de Jesus, Papa João Paulo II, Madre Tereza de Calcutá, Mahatma Gandhi e Nélson Mandela. Moradores e turistas passeiam ao redor de um espelho d’água e podem entrar nas esculturas, que são ocas. Dentro das estátuas existe uma descrição de cada personagem. Praia Grande tem outras duas esculturas de Gilmar Pinna instaladas na entrada da Cidade: os bustos dos jornalistas Roberto Marinho e Júlio de Mesquita, dispostos na Praça A Tribuna.


 

São Pedro Apóstolo


A estátua do Padroeiro de Praia Grande foi o último trabalho do artista plástico Daniel Gonzalez antes de sua morte. Está localizada na Praça São Pedro, no Bairro Caiçara. Feita em tamanho natural, a escultura mede 1,85m e é produzida em fibra. As vestes acabam em ondulações remetendo ao mar. Na mão esquerda, Pedro Apóstolo segura duas chaves, símbolos dos paraísos celestes e terrestres. Com a mão direita, a escultura exibe os dedos indicador e médio em riste, enquanto que o polegar abraça o anelar e o mínimo. É a representação da benção grega, simbolizando as duas características de cristo: sagrada e humana. No início do século passado, Praia Grande era uma pequena vila de pescadores que fazia parte do município de São Vicente. E como não poderia deixar de ser, estes pescadores tinham como padroeiro do vilarejo São Pedro, que também era pescador, e ao qual pediam sua proteção antes de entrarem no mar e lançarem suas redes


 

Praça 19 de Janeiro


Fica em frente ao antigo prédio da Prefeitura, hoje ocupado pela Faculdade de Tecnologia (Fatec), no Bairro Boqueirão. O nome é uma homenagem à data de emancipação político-administrativa de Praia Grande, ocorrida em 1967. O local, arborizado, conta com bancos e mesas de concreto. Nos finais de semana, suas alamedas recebem caminhantes. Nos jardins há bustos de personalidades como o Almirante Tamandaré (patrono da Marinha), Duque de Caxias (patrono do Exército) e Alberto Santos Dumont (Pai da Aviação). Está localizada na altura do número 386 da Avenida Presidente Costa e Silva.


 

Rotatória A Tribuna


Foi inaugurada em 1996. Instalada no centro de um jardim com cascatas, a antena de 75 metros (equivalente à altura de um edifício de 25 andares), à noite pode ser avistada de vários pontos da Cidade e até mesmo das rodovias que cortam a Serra do Mar. Também é conhecida por Praça das Comunicações, já que na base da torre há painéis de granito em alto relevo retratando a imprensa escrita, radiofônica e televisiva. Em frente está o Palácio das Artes, com teatro, museu e galeria de arte.


 

Praça Ceferino Gonzalez Vega (Praça das Bandeiras)


Fica na confluência da Avenida Guilhermina e Rua Embaré, a duas quadras da orla. A área central tem quatro bandeiras: do Brasil, do Estado de São Paulo, de Praia Grande e outra em comemoração aos 500 anos de descobrimento. Em outro ponto estão as demais 26 bandeiras dos estados. Há ainda duas áreas anexas com paisagismo estilo europeu, com muitas rosas em meio a fontes e espelhos d’água. É muito procurada por casais de noivos, que elegem o local como cenário para fotos.


 

Praça Duque de Caxias


Também conhecida como "Praça dos Canhões", está situada na orla do Bairro Canto do Forte e foi inaugurada dia 1º de outubro de 1994. Sua projeção é marcante pela grandeza de cada peça, pois lá, existem duas réplicas de canhões usados na Segunda Guerra Mundial. O monumento possui munições feitas de concreto revestidas com acabamento metálico, que imitam as originais. Suas dimensões são de 5,70m de altura por 15m de comprimento. A história de Praia Grande conta que, tempos atrás, existia um canhão de aço pertencente ao Exército Brasileiro, que foi retirado do local e enviado para a Europa, onde ficou por alguns anos. Em seu lugar foi construído outro canhão de papelão. O original retornou à Praia Grande, porém foi retirado da praça e instalado no topo do morro da Fortaleza, onde está até os dias de hoje.


 

Praça Lions (Barquinho)


Conhecida como Praça do Barquinho, em razão do pesqueiro de madeira, em tamanho natural, instalado sobre espelho d’água, a Praça Lions, na praia do Bairro Guilhermina, presta homenagem ao primeiro clube dessa entidade em Praia Grande e também à atividade comercial inicial do Município, a pesca. No local, há um portal alvenaria de estilo mouro, que dá acesso ao barco e a um chafariz. Pintado de branco, vermelho e azul, a embarcação recebeu o nome de Praia Grande. Em seu entorno, jardim com palmeiras trazidas das Ilhas Canárias e coqueiros, além de vasos de barro. Na década de 30 havia uma vila de pescadores no trecho compreendido entre a igreja de Santo Antonio no Boqueirão até o Bairro Canto do Forte. Eles praticavam a pesca de arrastão, onde as redes eram puxadas por tração animal ou pelos próprios pescadores. Foi urbanizada em 1999 em parceria com pescadores praiagrandenses, doadores do barquinho que se encontra no centro da piscina e ao lado do belo jardim.


 

Rotatória Parceria


A praça, no centro da rotatória, está localizada ao lado do Terminal Rodoviário Tude Bastos. Possui 60 metros de diâmetro, composta por um vasto jardim, que circula uma escultura que simboliza três corpos, unidos por uma única cabeça. Essa estrutura representa uma única forma de pensamento para três segmentos distintos: o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil. No arredor da praça está um painel, composto de 12 quadros em alto relevo que contam a história de Praia Grande. Há imagens da Cidade como a Fortaleza de Itaipu, do antigo emissário, da primeira atividade econômica, da pesca, além de projeções sobre o futuro e outras. Cada quadro é intercalado por sóis e estrelas. Foi inaugurada em 1996.


 

Praça dos Emancipadores


Entre as avenidas Marechal Mallet e Presidente Costa e Silva, a praça conta com bancos rodeados por jardins. Na lateral existe um monumento em homenagem à emancipação político-administrativa da Cidade, ocorrida em 19 de janeiro de 1967. São três peças de concreto armado representando a Federação, o Estado e o Município. Foi inaugurada em 1995.


 

Pólo Esportivo e Cultural Leopoldo Estácio Vanderlinde


Inaugurado em 2007, o pólo fica no Bairro Sítio do Campo, ao lado do Terminal Rodoviário Tude Bastos. Tem área de 89 mil m² e conta com pista de atletismo de padrão internacional, kartódromo com circuito oficial, bosque e espaço para aeromodelismo, além de abrigar eventos como os desfiles de carnaval e 7 de setembro.


 

Avenida dos Sindicatos


Maior complexo de colônias de férias da América Latina, conta com 32 colônias em seus 1.260 metros de extensão. São aproximadamente 10 mil leitos com estrutura adequada para atender turistas de todos os pontos do País. Sua história começa em 1870, quando o imigrante português Francisco Antônio da Silva, proprietário do sítio Boaguaçu, faleceu e deixou em testamento para seus escravos a área compreendida entre o atual Bairro Ocian e a divisa com Mongaguá. A determinação era de que nenhum deles poderia vender suas respectivas partes, mas quatro deles acabaram dispondo de suas terras para uma construtora, o que levou à contestação das terras em 1911, por contrato de venda irregular. Em 1962, uma comissão de representantes de vários sindicatos requisitou à Secretaria Estadual do Trabalho uma área para a construção das colônias, o que foi atendido em 1969.


 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias