Brasão de Praia Grande  

quinta-feira
7 de dezembro de 2023

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOGOS REGIONAIS 2023
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
REVISÃO PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: Jairo Marques
 
Mirim e Maracanã definem 41 propostas em oficina do Plano Diretor
Próximo encontro acontecerá dia 2 de setembro no Bairro Ocian
20/8/2013 | Jaqueline de Marco, MTB: 52.981
  Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook
Para definir ações prioritárias que serão desenvolvidas em Praia Grande entre os anos de 2016 e 2025, a Prefeitura está realizando, desde o mês de maio, 21 oficinas do Plano Diretor. Na segunda-feira (19) aconteceu o quarto encontro, aberto aos moradores dos Bairros Mirim e Maracanã, na Escola Municipal Vila Mirim, onde foram levantadas 41 propostas sobre diversas áreas, como saúde, educação, segurança e mobilidade urbana. O evento, que contou com a presença do prefeito Alberto Mourão, da secretária de Governo e vice-prefeita Maura Lígia Costa Russo, e do chefe de gabinete Cássio Navarro, reuniu mais de 190 participantes.

A próxima oficina está marcada para o dia 2 de setembro na escola Lions Club Ocian, no Bairro Ocian. Os encontros são abertos para toda a sociedade. A elaboração do Plano Diretor ocorrerá em três etapas, começando pelas 21 oficinas em bairros do Município. Na segunda fase serão elaborados estudos técnicos e, por fim, a realização de audiência pública. Ao término de cada oficina é elaborado um documento com as cinco propostas mais votadas pelo grupo de discussão. Este documento dará subsídios para os estudos técnicos do Plano Diretor.

Dentre as propostas levantadas na oficina dos Bairros Mirim e Maracanã está, na área de Saneamento Básico, a criação de Ecopontos em cada bairro da Cidade; sobre Assistência Social a população pediu a ampliação dos Espaços Conviver para terceira idade; e na área de Habitação e Urbanismo uma das propostas foi a limitação da altura dos prédios da orla.

Durante a abertura do evento, o prefeito Alberto Mourão afirmou que as oficinas são momentos para o povo pensar em um planejamento a médio e longo prazo, que resultará em ações governamentais mais específicas e direcionadas. “A elaboração de um Plano Diretor não é uma apresentação do que está sendo feito e do que já se pretende fazer, mas é o momento que a sociedade tem para fazer uma reflexão sobre em que Cidade ela quer morar”, explicou.

Alberto Mourão destacou pontos importantes para serem discutidos ao longo das 21 oficinas que estão sendo realizadas como a organização de planos como o de habitação. “É preciso que os programas e conjuntos habitacionais construídos na Cidade priorizem os moradores de Praia Grande, antes de atendermos a população vinda de outros municípios da Baixada Santista”, afirmou. Mourão pediu para a população não pensar somente no óbvio, mas oferecer propostas criativas e que beneficiem a Cidade como um todo. “É preciso ajudar a preservar, mas sem deixar de progredir, tendo como foco o crescimento ordenado de Praia Grande”, explicou.

Participante do módulo “Educação”, a dona de casa Janete de Fátima Oliveira, de 43 anos, afirmou que o encontro foi muito útil para discutir a qualidade do ensino na Cidade. “Temos escolas muito boas, mas sempre tem o que melhorar. Sugeri que fossem abertas mais vagas de creches para pais que trabalham e foi muito bom discutir o tema com pessoas que entendem do assunto”, afirmou.

O profissional do 3º setor, Antônio Lacerda Lemos, de 73 anos, participou do módulo “Saúde” e, segundo ele, a presença da população é essencial na formatação do Plano Diretor. “São os munícipes que conhecem os problemas reais da Cidade e que podem relatar o que realmente pode ser melhorado. O encontro foi muito promissor e resultou em diversas propostas importantes para a saúde da Cidade”.

Cronograma – As oficinas para a elaboração do Plano Diretor dos anos de 2016 a 2025 seguem até o próximo ano. Todos os encontros são abertos para a comunidade. Confira o cronograma das próximas oficinas:

02/09 - E.M. Lions Club Ocian - Ocian
16/09 - E.M. José Padim Mouta - Tupi
07/10 - E.M. Isabel Figueroa Bréfere- Aviação
21/10 - E.M. Roberto Mário Santini - Guilhermina
04/11 - E.M. Carlos Roberto Dias - Boqueirão
18/11 - E.M. Estina Campi Baptista - Canto do Forte
03/02/2014 - E.M. Ronaldo Sergio A.L Ramos - Sítio do Campo
10/03/2014 - E.M. Elza O. de Carvalho - Glória e Antártica
07/04/2014 - E.M. Antonio Peres Ferreira - Vila Sônia
05/05/2014 - E.M. Sebastião T. de Oliveira - Tupiry e Quietude
16/06/2014 - E.M. Roberto Shoji - Caieiras
04/08/2014 - E.M. Paulo Shigueo Yamauti - Anhanguera e Sta Marina
18/08/2014 - E.M. Governador Mário Covas - Nova Mirim
08/09/2014 - E.M. Domingos S. de Oliveira - Ribeirópolis
22/09/2014 - E.M. Profª Mª Clotilde L. Comitre - Esmeralda
11/10/2014 - E.M. Wilson Guedes - Samambaia
03/11/2014 - E.M. Joaquim A. F Mourão - Melvi.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias