Os moradores do Bairro Boqueirão puderam opinar e dar sugestões para o futuro de Praia Grande na noite da última segunda-feira(4), durante a 9ª oficina de discussão do Plano Diretor, realizada na Escola Municipal Carlos Roberto Dias. No total, 125 pessoas se inscreveram para as 12 oficinas específicas, que vão nortear a administração pública nas realizações para os próximos 10 anos. Serão realizadas 21 oficinas até 2014.
Em seu discurso de abertura, o prefeito Alberto Mourão enfatizou a importância da participação popular para definir e melhorar o futuro da Cidade. “Em meados dos anos 80 e início dos anos 90, Praia Grande chegou ao ápice do caos. O turismo desorganizado fez com que sofrêssemos com a enorme falta de infraestrutura. Todos que poderiam ajudar a levantar essa Cidade foram embora. Quando iniciamos as mudanças e fomos recuperando nossa autoestima, contamos com a ajuda da população, e queremos continuar essa parceria, para crescermos com qualidade de vida”.
De acordo com Mourão, o diálogo entre administração pública e cidadão é fundamental. “Precisamos saber onde estamos acertando ou errando e corrigir a rota. Espero que a população possa nos ajudar a aprimorar nossa estrutura pública. O plano diretor é algo de médio e longo prazo. Tudo o que for debatido hoje vai influenciar nos planos estratégicos do futuro”.
Ideias – A auxiliar de enfermagem Zelandia Batista de Santana se inscreveu para a oficina de Saúde. Para ela, é importante melhorar o atendimento nas Usafas. “Sou bem atendida, faço meu tratamento da melhor maneira possível mas acredito que um atendimento mais humanizado pode ajudar muito o paciente”.
O comerciante Antonio Lacerda Lemos também se inscreveu para a oficina de Saúde. Segundo ele, Praia Grande tem uma excelente estrutura na área. “Claro que ainda precisamos melhorar, então resolvi trazer algumas idéias porque acredito que a população deve fazer a sua parte e participar de tudo”.
Propostas – Dentre as principais propostas levantadas na discussão do Bairro Boqueirão, na oficina de Mobilidade Urbana, foi sugerida padronização das calçadas, além de uma linha de ônibus exclusiva e expressa ligando os terminais Tude Bastos e Tatico.
Na oficina de Desenvolvimento Econômico, o aumento de incentivo fiscal para atrair novas empresas que contratem mão de obra local foi uma das idéias colocadas.
Em Habitação e Urbanismo, foi sugerida a proibição ou limitação quanto ao trânsito de caminhões grandes nos bairros.
No total são 12 temas discutidos de forma individual, que geram um plano setorial especifico. Veja os assuntos propostos para a discussão:
1 - Contingência de Proteção e Defesa Civil;
2 - Macro e Micro Drenagem;
3 - Saneamento Básico;
4 - Mobilidade Urbana;
5 - Segurança;
6 - Desenvolvimento Econômico;
7 - Meio Ambiente/Arborização;
8 - Educação;
9 - Saúde;
10 - Assistência Social;
11 - Habitação e Urbanismo;
12 - Turismo, Esporte e Lazer.
Plano - Para definir ações prioritárias que serão desenvolvidas em Praia Grande entre os anos de 2016 e 2025, a Prefeitura está realizando, desde o mês de maio, 21 oficinas do Plano Diretor. A próxima oficina está marcada para o dia 18 de novembro, na Escola Municipal Estina Campi Baptista, no Bairro Forte.
Os encontros são abertos para toda a sociedade. A elaboração do Plano Diretor ocorrerá em três etapas, começando pelas 21 oficinas em bairros do Município. Na segunda fase serão elaborados estudos técnicos e, por fim, a realização de audiência pública. Ao término de cada oficina é elaborado um documento com as cinco propostas mais votadas pelo grupo de discussão. Este documento dará subsídios para os estudos técnicos do Plano Diretor.
Online – Também é possível enviar propostas e conhecer as que já foram apresentadas nas oficinas anteriores. No site da Prefeitura (www.praiagrande.sp.gov.br) há um link para a página do Plano Diretor. As sugestões enviadas via internet são repassadas para os responsáveis por cada plano setorial. Na plataforma, o usuário também consegue outros detalhes sobre as discussões do Plano Diretor.
Cronograma – As oficinas para a elaboração do Plano Diretor dos anos de 2016 a 2025 seguem até o próximo ano. Todos os encontros são abertos para a comunidade. Confira o cronograma das próximas oficinas:
18/11 - E.M. Estina Campi Baptista - Canto do Forte
10/02/2014 - E.M. Ronaldo Sergio A.L Ramos - Sítio do Campo
10/03/2014 - E.M. Elza O. de Carvalho - Glória e Antártica
07/04/2014 - E.M. Antonio Peres Ferreira - Vila Sônia
05/05/2014 - E.M. Sebastião T. de Oliveira - Tupiry e Quietude
26/05/2014 - E.M. Roberto Shoji - Caieiras
04/08/2014 - E.M. Paulo Shigueo Yamauti - Anhanguera e Sta Marina
18/08/2014 - E.M. Governador Mário Covas - Nova Mirim
08/09/2014 - E.M. Domingos S. de Oliveira - Ribeirópolis
22/09/2014 - E.M. Profª Mª Clotilde L. Comitre - Esmeralda
11/10/2014 - E.M. Wilson Guedes - Samambaia
03/11/2014 - E.M. Joaquim A. F Mourão - Melvi.
AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do
Facebook e do site da
Rádio do Paço. Veja também o
Banco de Imagens.