Brasão de Praia Grande  

quinta-feira
7 de dezembro de 2023

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOGOS REGIONAIS 2023
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
REVISÃO PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: MARCELO GUEDES
 
Bairro Forte recebe Oficina do Plano Diretor
Último encontro do ano reúne 45 propostas para o futuro de Praia Grande
19/11/2013 | Aline Rollo, MTB: 39.222
  Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook
A Escola Municipal Estina Campi Baptista, no Bairro Forte, foi a escolhida para receber a 10ª e última oficina de discussão do Plano Diretor de 2013. Ao todo, 160 pessoas se inscreveram para participar das 12 oficinas específicas, e 45 propostas foram levantadas. Serão realizadas 21 oficinas até 2014.

O prefeito Alberto Mourão realizou a abertura do encontro, ressaltando que a população deve refletir sobre as mudanças sofridas pela sociedade. “O progresso, desenvolvimento e as novas tecnologias mudam os usos e costumes da sociedade. É importante observar essas mudanças para sabermos o que queremos para nossa Cidade a médio e longo prazo”.

Segundo Mourão, o Plano Diretor é feito para resolver as demandas maiores da Cidade, visando melhorar o que precisa e estruturar os setores que mais necessitam. “Na área da segurança, já estamos tomando providências imediatas, como a contratação de 50 novos Guardas Civis Municipais, além de mais 80 policiais militares que ficarão na Cidade após a temporada de verão. São ações de curto prazo, que serão unidas a soluções de médio e longo prazos, que são metas estudadas e colocadas no programa Avança PG, lançado recentemente, prevendo ações para todos os setores municipais”.

Participação – A aposentada Maria Alice Arnoni Faro Nieri mora no Bairro Forte há 35 anos e participou da oficina de Assistência Social. Para ela, a iniciativa da Prefeitura em promover a discussão do Plano Diretor entre a população é excelente. “Acho muito importante podermos participar com ideias e propostas. Me inscrevi nesta oficina para pedir uma unidade do PIC (Programa de Integração e Cidadania) aqui no Bairro”.

Já o químico Juarez Nogueira se inscreveu para a oficina de Educação, que de acordo com ele, é a base para uma sociedade melhor. “Estamos buscando um trabalho junto aos jovens do Bairro, para que não fiquem nas ruas após o período escolar. Vim discutir ideias nesta oficina”.

Propostas – Dentre as principais propostas levantadas na discussão do Bairro Forte, na oficina de Mobilidade Urbana, estava a implantação de bicicletários nos principais pontos da Cidade.

Na oficina de Desenvolvimento Econômico, a implantação do projeto Andaraguá foi um dos temas discutidos para a geração de emprego e renda no Município.

Já na oficina de Saúde, foi proposta a criação do serviço de apoio odontológico nas unidades de saúde.

No total são 12 temas discutidos de forma individual, que geram um plano setorial especifico. Veja os assuntos propostos para a discussão:

1 - Contingência de Proteção e Defesa Civil;
2 - Macro e Micro Drenagem;
3 - Saneamento Básico;
4 - Mobilidade Urbana;
5 - Segurança;
6 - Desenvolvimento Econômico;
7 - Meio Ambiente/Arborização;
8 - Educação;
9 - Saúde;
10 - Assistência Social;
11 - Habitação e Urbanismo;
12 - Turismo, Esporte e Lazer.

Plano - Para definir ações prioritárias que serão desenvolvidas em Praia Grande entre os anos de 2016 e 2025, a Prefeitura está realizando, desde o mês de maio, 21 oficinas do Plano Diretor. A próxima oficina acontece dia 10 de fevereiro de 2014, no Bairro Sítio do Campo.

Os encontros são abertos para toda a sociedade. A elaboração do Plano Diretor ocorrerá em três etapas, começando pelas 21 oficinas em bairros do Município. Na segunda fase serão elaborados estudos técnicos e, por fim, a realização de audiência pública. Ao término de cada oficina é elaborado um documento com as cinco propostas mais votadas pelo grupo de discussão. Este documento dará subsídios para os estudos técnicos do Plano Diretor.

Online – Também é possível enviar propostas e conhecer as que já foram apresentadas nas oficinas anteriores. No site da Prefeitura (www.praiagrande.sp.gov.br) há um link para a página do Plano Diretor. As sugestões enviadas via internet são repassadas para os responsáveis por cada plano setorial. Na plataforma, o usuário também consegue outros detalhes sobre as discussões do Plano Diretor.

Cronograma – As oficinas para a elaboração do Plano Diretor dos anos de 2016 a 2025 seguem até o próximo ano. Todos os encontros são abertos para a comunidade. Confira o cronograma das próximas oficinas:

10/02/2014 - E.M. Ronaldo Sergio A.L Ramos - Sítio do Campo
10/03/2014 - E.M. Elza O. de Carvalho - Glória e Antártica
07/04/2014 - E.M. Antonio Peres Ferreira - Vila Sônia
05/05/2014 - E.M. Sebastião T. de Oliveira - Tupiry e Quietude
26/05/2014 - E.M. Roberto Shoji - Caieiras
04/08/2014 - E.M. Paulo Shigueo Yamauti - Anhanguera e Sta Marina
18/08/2014 - E.M. Governador Mário Covas - Nova Mirim
08/09/2014 - E.M. Domingos S. de Oliveira - Ribeirópolis
22/09/2014 - E.M. Profª Mª Clotilde L. Comitre - Esmeralda
13/10/2014 - E.M. Wilson Guedes - Samambaia
03/11/2014 - E.M. Joaquim A. F Mourão - Melvi.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias