Os trabalhos para a revisão do Plano Diretor Municipal (2016-2025) recomeçaram na segunda-feira (10), em Praia Grande. A 11ª oficina de discussão do plano resultou em 32 propostas entre os 12 temas do encontro. No discurso de abertura, o prefeito Alberto Mourão ressaltou a importância da participação da população na oficinas, cujo resultado vai interferir diretamente na qualidade de vida de todos os moradores do municído.
“Às vezes, as pessoas gostam de criticar o que está pronto, porém não se importam em participar do processo de elaboração. Quem não participa pode até ter o direito de reclamar, mas, será que essa ausência na discussão do Plano Diretor não surtirá efeito daqui a três ou quatro anos?” indagou o prefeito em seu discurso.
O comerciante Sidônio de Jesus Martins morou no Bairro Sítio do Campo por cerca de 30 anos e escolheu o lugar para instalar o seu comércio. Na oficina de Segurança, uma das sugestões do comerciante foi a instalação de um centro que pudesse recuperar dependentes químicos. “Foi uma ideia excelente trazer essa discussão para o bairro. E sua divisão em temas. Quando são centralizados em um único ponto, os temas ficam muito vagos.”
Já a dona de casa Marta Ferreira, que participou da oficina de Meio Ambiente e Arborização, defendeu o plantio de mudas e a manutenção da árvores já existentes na Cidade. “Esta é a primeira vez que participo da discussão do Plano Diretor. Acho muito importante a preocupação com o clima do planeta”.
Oficinas - Com o intuito de ouvir a população e planejar as ações para os próximos anos, a Prefeitura de Praia Grande realiza as oficinas desde o mês de maio do ano passado. As propostas serão utilizadas para direcionar o trabalho da Prefeitura na elaboração do novo plano.
Cronograma –As oficinas para a elaboração do Plano Diretor seguem até o fim do ano. O próximo encontro já tem data e local definidos.
Confira o cronograma atualizado:
Data - Local - Bairro atendido
10/03 - E.M. Thereza Magri - Glória e Antártica;
07/04 - E.M. Antonio Peres Ferreira - Vila Sônia;
05/05 - E.M. Sebastião T. de Oliveira - Tupiry e Quietude;
26/05 - E.M. Roberto Shoji – Caieiras;
04/08 - E.M. Paulo Shigueo Yamauti - Anhanguera e Sta Marina;
18/08 - E.M. Governador Mário Covas - Nova Mirim;
08/09 - E.M. Domingos S. de Oliveira – Ribeirópolis;
22/09 - E.M. Profª Mª Clotilde L. Comitre – Esmeralda;
13/10 - E.M. Wilson Guedes – Samambaia;
03/11 - E.M. Joaquim A. F Mourão – Melvi.
Internet - No site da Prefeitura (www.praiagrande.sp.gov.br) há um link para a página do Plano Diretor, onde é possível enviar propostas e conhecer as que já foram formuladas em oficinas anteriores. As propostas enviadas via internet são repassadas para os responsáveis por cada plano setorial. Na página, o usuário também consegue outros detalhes sobre as discussões do Plano Diretor.
|