A participação da população foi o principal destaque da oficina do Plano Diretor Municipal (2016-2025) que ocorreu no Bairro Vila Sônia, na Escola Municipal Antônio Peres Pereira, na segunda-feira (7). Os 176 munícipes que participaram do encontro, divididos entre os 12 eixos de discussão, elaboraram 56 propostas. A próxima reunião ocorrerá no dia 5 de maio e será destinada aos moradores dos bairrios Tupiry e Quietude.
O Plano Diretor serve para organizar o crescimento e o funcionamento de um município. Nas oficinas, os técnicos de cada tema apresentam como funciona cada setor. Após a explicação, a população é convidada a dar ideias para o funcionamento dos serviços nos próximos anos.
A vice-prefeita e secretária de Governo de Praia Grande, Maura Ligia Costa Russo, enalteceu a oportunidade que existe nas oficinas do Plano Diretor de difundir e fortalecer o diálogo entre a Administração Pública e o cidadão. “O mais importante é permitir que todos os bairros tenham a mesma chance de discutir o que queremos para a Cidade nos próximos anos”.
Propostas – A oficina de Educação contou com o maior número de participantes na Vila Sônia, 18 no total. Durante o debate do tema, foram apresentadas nove propostas, entre elas maior oferta de cursos profissionalizantes para jovens a partir dos 15 anos residentes na Cidade. A criação de novas parcerias para aumentar o número de bolsas de estudos nas faculdades existentes no Município também foi incluída no documento final.
Os temas Saúde e Saneamento Básico também fomentaram importantes discussões. Para a saúde, a ampliação do acesso às consultas de Atenção Básica e Especialidades Médicas foi solicitada. Coincidentemente, medidas nesses dois setores já vêm sendo tomadas pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande para aprimorar os serviços prestados.
O aposentado Fabio da Cruz elogiou a iniciativa da Prefeitura em organizar este tipo de encontro. “Posso dizer que sou um privilegiado em poder contribuir de alguma forma para o desenvolvimento da minha Cidade. Moro na Vila Sônia há 20 anos e acredito que cada um deve fazer sua parte”.
Cronograma – As oficinas para a elaboração do Plano Diretor dos anos de 2016 a 2025 seguem até o próximo ano. Todos os encontros são abertos para a comunidade. Confira o cronograma das próximas oficinas:
05/05/2014 - E.M. Sebastião T. de Oliveira - Tupiry e Quietude
26/05/2014 - E.M. Roberto Shoji - Caieiras
04/08/2014 - E.M. Paulo Shigueo Yamauti - Anhanguera e Santa Marina
18/08/2014 - E.M. Governador Mário Covas - Nova Mirim
08/09/2014 - E.M. Domingos S. de Oliveira - Ribeirópolis
22/09/2014 - E.M. Profª Mª Clotilde L. Comitre - Esmeralda
11/10/2014 - E.M. Wilson Guedes - Samambaia
03/11/2014 - E.M. Joaquim A. F Mourão - Melvi
AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do
Facebook e do site da
Rádio do Paço. Veja também o
Banco de Imagens.