A comunidade do Samambaia participou nesta segunda-feira (14) da oficina de discussão do Plano Diretor do Município (2016-2025) realizada no Bairro. Ao todo, 117 pessoas se inscreveram para participar, e o resultado foi a elaboração de 48 propostas, relacionadas a diversos temas, entre eles, Saneamento Básico e Mobilidade Urbana. A realização destes encontros está prevista no Eixo Cidade Progresso, do Programa Avança PG.
O modelo de consulta popular do Plano Diretor difere das revisões anteriores, realizadas por meio apenas de audiências públicas. O prefeito Alberto Mourão sugeriu que a discussão fosse realizada em 21 datas, no período noturno, de maneira a atender todos os bairros, para que as pessoas pudessem participar das decisões que interferissem na vida de cada um.
Por isso, desde maio do ano passado, os moradores podem participar das discussões que são realizadas em escolas municipais. No total, são 12 temas, incluindo Saúde, Segurança, Educação e Desenvolvimento Econômico, discutidos de forma individual, cada um em uma sala da unidade. As propostas serão transformadas em planos setoriais específicos.
A aluna do curso de Direito, Amélia Cunha, participou com cerca de 40 colegas da oficina de Saneamento Básico. Incentivados por um professor, aproveitaram para conhecer a dinâmica da consulta. “Gostei do método, é bom para sabermos o que está acontecendo na Cidade. Achei bem interessante”.
O bancário Augusto Emanuel da Silva discutiu Mobilidade Urbana com o setor responsável e gostou de ter a possibilidade de fazer isso próximo de casa. “Escolhi esse assunto porque acho que o bairro é muito carente, e precisa de novas políticas para a área”.
Para o prefeito, é importante definir hoje os caminhos para onde a Cidade deve ser direcionada nos próximos anos. “Estamos perto de um porto, de um polo industrial, e ainda tem o pré-sal. Em 10 anos, seremos mais de 400 mil pessoas e o que queremos para esta Cidade”?
Avança PG – Lançado no final do ano passado pela Prefeitura de Praia Grande, o Programa Avança PG é um conjunto de ações programadas para o triênio 2014-2016, distribuídas por dez grandes eixos de atuação, de acordo com os setores do Município.
As consultas públicas do Plano diretor pertencem ao eixo “Cidade Progresso”, que impulsiona o desenvolvimento de maneira a elevar a qualidade de vida da população. Entre outras, o eixo abrange também ações como a ampliação de vagas em cursos técnicos e a reurbanização da orla.
Este foi o 20º encontro com a população para discutir o Plano Diretor. A próxima e última oficina acontece no dia 3 de novembro, no Bairro Melvi. Logo após a fase de realização das oficinas serão elaborados estudos técnicos de cada assunto e, no final, os temas serão abordados em audiências públicas.
No site da Prefeitura (www.praiagrande.sp.gov.br) há um link para a página do Plano Diretor, onde é possível enviar propostas e conhecer as que já foram formuladas em oficinas anteriores. As propostas enviadas via internet são repassadas para os responsáveis por cada plano setorial e depois também ficarão a disposição da população no site.
AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do
Facebook e do site da
Rádio do Paço. Veja também o
Banco de Imagens.