Brasão de Praia Grande  

quinta-feira
7 de dezembro de 2023

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOGOS REGIONAIS 2023
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
REVISÃO PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Foto: Danilo Almeida
 
Plano Diretor: Moradores do Samambaia elaboram 48 propostas
Mobilidade Urbana foi um dos assuntos com mais sugestões
14/10/2014 | Luciano Agemiro , MTB: 73.143
  Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook
A comunidade do Samambaia participou nesta segunda-feira (14) da oficina de discussão do Plano Diretor do Município (2016-2025) realizada no Bairro. Ao todo, 117 pessoas se inscreveram para participar, e o resultado foi a elaboração de 48 propostas, relacionadas a diversos temas, entre eles, Saneamento Básico e Mobilidade Urbana. A realização destes encontros está prevista no Eixo Cidade Progresso, do Programa Avança PG.

O modelo de consulta popular do Plano Diretor difere das revisões anteriores, realizadas por meio apenas de audiências públicas. O prefeito Alberto Mourão sugeriu que a discussão fosse realizada em 21 datas, no período noturno, de maneira a atender todos os bairros, para que as pessoas pudessem participar das decisões que interferissem na vida de cada um.

Por isso, desde maio do ano passado, os moradores podem participar das discussões que são realizadas em escolas municipais. No total, são 12 temas, incluindo Saúde, Segurança, Educação e Desenvolvimento Econômico, discutidos de forma individual, cada um em uma sala da unidade. As propostas serão transformadas em planos setoriais específicos.

A aluna do curso de Direito, Amélia Cunha, participou com cerca de 40 colegas da oficina de Saneamento Básico. Incentivados por um professor, aproveitaram para conhecer a dinâmica da consulta. “Gostei do método, é bom para sabermos o que está acontecendo na Cidade. Achei bem interessante”.

O bancário Augusto Emanuel da Silva discutiu Mobilidade Urbana com o setor responsável e gostou de ter a possibilidade de fazer isso próximo de casa. “Escolhi esse assunto porque acho que o bairro é muito carente, e precisa de novas políticas para a área”.

Para o prefeito, é importante definir hoje os caminhos para onde a Cidade deve ser direcionada nos próximos anos. “Estamos perto de um porto, de um polo industrial, e ainda tem o pré-sal. Em 10 anos, seremos mais de 400 mil pessoas e o que queremos para esta Cidade”?
Avança PG – Lançado no final do ano passado pela Prefeitura de Praia Grande, o Programa Avança PG é um conjunto de ações programadas para o triênio 2014-2016, distribuídas por dez grandes eixos de atuação, de acordo com os setores do Município.

As consultas públicas do Plano diretor pertencem ao eixo “Cidade Progresso”, que impulsiona o desenvolvimento de maneira a elevar a qualidade de vida da população. Entre outras, o eixo abrange também ações como a ampliação de vagas em cursos técnicos e a reurbanização da orla.

Este foi o 20º encontro com a população para discutir o Plano Diretor. A próxima e última oficina acontece no dia 3 de novembro, no Bairro Melvi. Logo após a fase de realização das oficinas serão elaborados estudos técnicos de cada assunto e, no final, os temas serão abordados em audiências públicas.

No site da Prefeitura (www.praiagrande.sp.gov.br) há um link para a página do Plano Diretor, onde é possível enviar propostas e conhecer as que já foram formuladas em oficinas anteriores. As propostas enviadas via internet são repassadas para os responsáveis por cada plano setorial e depois também ficarão a disposição da população no site.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias