Nesta terça-feira (2), moradores, representantes de entidades e autoridades de Praia Grande participaram da primeira audiência preparatória de revisão do Plano Diretor do Município, no Palácio das Artes (PDA). O objetivo do encontro foi convocar a população a participar das decisões que irão direcionar o desenvolvimento do Município no período de dez anos. Mais de 500 pessoas participaram do evento.
O Plano Diretor tem como meta principal organizar o crescimento e funcionamento do Município para o período de 2017-2026. Na primeira fase do processo, a população participou dos 21 encontros realizados nos bairros. Somando as quatro reuniões extraordinárias do tema “Desenvolvimento Econômico” e as oficinas de consultas públicas, cerca de 4 mil pessoas se inscreveram e mais de mil propostas foram elaboradas, incluindo as enviadas pela internet.
A nova etapa consiste na realização das audiências públicas preparatórias. Esses encontros contarão com exposições que serão apresentadas por palestrantes convidados, conhecedores da área relativa ao tema central. O público terá espaço para contribuir propostas.
Na primeira parte do encontro, o historiador brasileiro, doutor em História Social e professor de História da América, da Unicamp, Leandro Karnal, ministrou uma palestra sobre a importância da participação dos cidadãos nas decisões do Município.
“Tudo o que existe numa cidade ou país é fruto das escolhas das pessoas. Há omissão na política por parte das pessoas. Não participar das discussões e escolhas do Município também é omissão”, explicou o palestrante.
Na segunda parte do encontro, os moradores puderam sugerir propostas, que serão acrescentadas às já existentes, elaboradas nas oficinas. Entre os assuntos citados, destinação do lixo, habitação, turismo, saúde animal e atendimentos aos jovens e idosos da Cidade.
Para o secretário de Planejamento de Praia Grande, Luiz Fernando Lopes, o primeiro encontro foi um sucesso, já que o formato permitiu à população refletir o papel de cada um na sociedade e logo em seguida apresentar propostas para o crescimento do Município. “Cada um dos presentes contribuiu para o desenvolvimento de Praia Grande. Quanto mais pessoas tomarem essa mesma atitude, mais teremos caminhos para diminuir os problemas da Cidade nos próximos anos”.
Na opinião do prefeito Alberto Mourão, o balanço foi positivo, no entanto é preciso estruturar a sociedade para a participação, por isso a importância do palestrante. “O Plano Diretor só vai funcionar se a Sociedade o conhecer. Não adianta reclamar da falta de Segurança, por exemplo, se não pensarmos na Educação como agente que interfere na mudança deste cenário”.
A próxima audiência já tem data definida. Será na terça-feira (16), às 18h30, também no PDA. O tema será a importância da família na Educação e o palestrante será o filósofo, escritor, educador e professor universitário, Mario Sérgio Cortella.
Para participar basta comparecer ao teatro portando um documento de identidade com foto. Há limite no número de participantes. O credenciamento do público começa às 17h.
AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do
Facebook e do site da
Rádio do Paço. Veja também o
Banco de Imagens.