Brasão de Praia Grande  

segunda-feira
27 de junho de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
Cidade Total oferece atendimento especializado aos moradores de rua
Atualmente, mega-ação está sendo realizada no Bairro Vila Sônia
12/4/2019
  Compartilhar no Whatsapp
Um dos trabalhos de destaque do Cidade Total é voltado ao atendimento de moradores de rua. A mega-ação desenvolvida pela Prefeitura de Praia Grande está, atualmente, sendo realizada no Vila Sônia. O serviço especializado para essas pessoas também ocorreu no Sítio do Campo e no Glória, bairros do Município que já receberam o programa.

Na prática, profissionais do Consultório na Rua, da Secretaria de Saúde Pública (Sesap), e uma equipe da pasta de Assistência Social (Seas) do Município percorrem as ruas e avenidas do bairro para atender essas pessoas. O objetivo é gerar um vínculo para poder inseri-las em algum tipo de programa que a Prefeitura realiza, independentemente da área, como habitação, cidadania e saúde.

Outra estratégia adotada pelos profissionais das duas secretarias diz respeito a reinserção social desse indivíduo. Atuação junto a esse tipo de caso visa o restabelecimento do vínculo familiar. Em muitos casos, o morador de rua passa por todas as etapas de atendimento e, ao final, retorna a morar com a sua família.

Oficinas - Reunião realizada nesta semana serviu para aprimorar esta atuação dentro do Cidade Total. Foram debatidas ainda novas ações e formas de abordagens junto aos moradores de rua. Participaram do encontro a secretária de Assistência Social de Praia Grande, Gisele Domingues, a chefe do Departamento de Assistência à Saúde, Dorian Rojas, além de técnicos das duas pastas.

Para a sequência do mês de abril já estão programadas oficinas com os moradores de rua na região que compreende os bairros Glória e Vila Sônia. A primeira será um ‘Dia da Beleza’. A iniciativa busca melhorar a autoestima dessas pessoas, passo fundamental para que possam enxergar um futuro fora da atual realidade. Ações de saúde, esportivas e culturais também farão parte deste novo tipo de abordagem. “A ideia é ofertar possibilidades para que saiam das ruas e possam voltar para suas famílias. Esta é uma atuação contínua”, analisou a titular da Seas, Gisele Domingues.

No início de maio, o grupo de trabalho das duas secretarias já agendou uma reunião para avaliar os progressos e também dificuldades encontradas na realização das primeiras oficinas com os moradores de rua nesta região da Cidade. “Assim será possível entender o que pode ser feito para melhorar os serviços prestados”, comentou Dorian Rojas.

Cidade Total - Estão envolvidas no programa de enfrentamento aos problemas as seguintes secretarias: Serviços Urbanos, Urbanismo, Saúde, Obras, Planejamento, Meio Ambiente, Governo, Gabinete, Assistência Social, Trânsito e Transporte. Para conhecer a demanda de cada área, a Subsecretaria de Ações de Cidadania da Prefeitura realizou um amplo levantamento. Todos os bairros de Praia Grande serão beneficiados.




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias