Os bairros Canto do Forte, Boqueirão e Guilhermina já estão recebendo o Cidade Total. Os trabalhos nesta região do Município tiveram início nesta segunda-feira (11). A mega-ação soluciona demandas apontadas pela própria população. Destaque para os serviços prestados na área de manutenção e zeladoria, além de iniciativas voltadas a educação e conscientização da população.
O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, se reuniu com moradores, representantes de associações de bairros e entidades, além de diretoras de escolas municipais destes três bairros. Durante o encontro, que ocorreu na Escola Municipal Fued Temer, o chefe do executivo praia-grandense pediu a colaboração da população nas ações voltadas a manutenção e limpeza dos bairros. “Cada munícipe precisa fazer sua parte e atuar também como um fiscal. Se presenciar um descarte irregular de lixo ou resíduos da construção civil, converse com a pessoas. Se não der certo, fotografe a placa do veículo e informa a Prefeitura”.
Mourão explicou aos participantes da reunião que anualmente a Prefeitura é obrigada a gastar milhões de reais devido a depredação de patrimônio público e do descarte incorreto de lixo, entulho e RCC. Esses valores poderiam ser investidos em novos serviços, unidades ou equipamentos que beneficiariam a população. “Isso resultado da falta de cidadania de alguns. Aí as pessoas vão para as redes sociais reclamar, mas esquecem que não é a Prefeitura que está tendo uma atitude errada e sim parte da própria sociedade. A Cidade tem disponibilizado ferramentas e equipamentos como novos Ecopontos, aumento da estrutura da coleta seletiva com novos caminhões. Campanhas de conscientização e educativas também fazem parte dos trabalhos”, disse o prefeito.
O Cidade Total é outra iniciativa da Prefeitura dentro desta atuação. O programa teve início em março deste ano e, com a chegada ao Canto do Forte, Boqueirão e Guilhermina, completa seu primeiro ciclo. Todos os bairros do Município receberam os serviços. “A ideia é que o Cidade Total seja um programa permanente. Todas as regiões de Praia Grande receberão novamente a mega-ação. Tomara que a população colabore e entenda que ela é parte integrante deste processo”, comentou Mourão.
Serviços - Eliminação do acúmulo de lixo e entulho, manutenção de calçadas, limpeza de canais, melhorias na iluminação pública, nas sinalizações de trânsito, pintura da guia (meio fio) e recolhimento de veículos são apenas alguns dos serviços que já estão em andamento nos três bairros. Mas são muitas outras ações: fiscalização sobre calçadas para melhoria na acessibilidade e mobilidade urbana, atuação dos agentes comunitários de saúde, vistorias para coibir e eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, além dos trabalhos voltados à população de rua.
Estão envolvidas no programa de enfrentamento aos problemas as seguintes secretarias: Serviços Urbanos, Urbanismo, Saúde, Obras, Planejamento, Meio Ambiente, Governo, Gabinete, Assistência Social, Trânsito e Transporte. Para conhecer a demanda de cada bairro, a Subsecretaria de Ações de Cidadania da Prefeitura realizou um Raio X de cada área.
Somando todas as ações que são realizadas, mais de 100 funcionários estão atuando e contam com o apoio de maquinários e caminhões. Importante ressaltar que mesmo com a intensificação dos trabalhos com o Cidade Total em áreas específicas, serviços de manutenção no restante de Praia Grande continuam sendo desenvolvidos normalmente.
|