Brasão de Praia Grande  

terça-feira
31 de janeiro de 2023

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
Laboratório móvel do Butantan irá analisar amostras de covid-19 de Praia Grande
Objetivo é agilizar a entrega dos resultados dos exames e identificar variantes
27/8/2021
  Compartilhar no Whatsapp
A partir da próxima segunda-feira (30), as amostras coletadas nos testes RT-PCR de covid-19 de Praia Grande serão analisadas dentro do Projeto Lab Móvel do Instituto Butantan. Parte dos exames realizados no Complexo Hospitalar Irmã Dulce, no Gripário Falcão e nas Unidades de Saúde da Família serão enviados para um laboratório itinerante instalado na Baixada Santista, visando dar maior celeridade a esse processo.

O Lab Móvel vai realizar o diagnóstico e o sequenciamento genômico do vírus SARS-CoV-2, possibilitando um melhor e mais ágil monitoramento das variantes do vírus na região e também em todo o Estado de São Paulo. "A presença do Lab Móvel na região é muito importante para nós, pois poderemos saber da presença de variantes que vêm ameaçando a evolução da pandemia e, com isso, fornecer subsídios aos gestores para a tomada de decisões assertivas", afirmou a secretária adjunta de Atenção Básica da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, Bruna Renó.

Após a detecção dos resultados, os casos positivos são encaminhados para o sequenciamento gênomico das amostras, que pode levar de três a seis dias. Para se ter uma ideia de como é mais ágil, nos laboratórios que fazem esse trabalho, o processo entre a testagem e o sequenciamento de variantes costuma levar de 10 a 12 dias.

O laboratório itinerante tem circulado por todo o Estado e ficará instalado por cerca de 10 dias na Praça Visconde de Mauá, em Santos. Mas o Lab Móvel atenderá toda a Baixada Santista. Qualquer pessoa poderá ver os equipamentos e os cientistas do Butantan, já que a estrutura possui uma parte de vidro que permite a observação dos trabalhos. O contêiner tem 12 metros de comprimento e quase 3 metros de altura, contendo três sequenciadores genéticos, centrífuga, seladora, geladeira e freezer para armazenar as amostras, entre outros equipamentos.

O secretário de Saúde Pública (Sesap) da Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira, celebrou a presença do laboratório itinerante para fortalecer as ações de combate e monitoramento à covid-19 desenvolvidas pelo Município, mas salientou a importância de a população continuar atuando junto para superar a pandemia. “É importante que as pessoas continuem tomando todos os cuidados necessários, usando máscara, higienizando as mãos, mantendo o distanciamento e seguindo todos os protocolos sanitários. A pandemia não acabou", destacou.




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias