Brasão de Praia Grande  

quinta-feira
2 de dezembro de 2021

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JORI 2018
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
Professora da rede municipal de PG é destaque como treinadora de campeã paralímpica
Roseane Farias da Silva treina a atleta de lançamento de disco, Elizabeth Rodrigues Gomes, desde 2013
1/9/2021
  Compartilhar no Whatsapp
Elizabeth Rodrigues Gomes. Esse é o nome da campeã paralímpica de lançamento de disco que fez história em Tóquio 2020. Além de levar para casa uma medalha de ouro na competição, a atleta natural de Santos alcançou o incrível recorde mundial de 17,62m em seu último lançamento. O que muitos não sabem é que uma das grandes responsáveis por esse sucesso foi Roseane Farias da Silva, treinadora da atleta e professora de Educação Física da rede municipal de ensino de Praia Grande.

Sua história como treinadora começou no ano de 2008, em Praia Grande, quando passou a atuar como treinadora paralímpica na Pista Municipal de Atletismo. Logo, passou a assumir os treinos dos paratletas nas provas de campo, como arremessos e lançamentos. Já sua história junto à Elizabeth começou em 2013 e desde então foram muitas as conquistas nas carreiras de ambas. “São quase nove anos de trajetória ao lado da Elizabeth e nessa caminhada chegamos a Tóquio, com diversos resultados positivos”, disse Roseane.

Desde 2012, ela se divide entre as competições paralímpicas e as aulas na rede municipal de ensino, lecionando como professora de Educação Física para o Fundamental 1 e 2 de três escolas da rede: E.M. Paulo Shigueo Yamauti, E.M. Arquiteto Oscar Niemeyer e E.M. Roberto Mario Santini.

Roseane coloca em prática o mesmo princípio da inclusão do esporte em suas aulas de Educação Física. “Procuro sempre incentivar os alunos e os pais a conhecerem o esporte paralímpico, até porque todos os polos esportivos de Praia Grande têm diversas modalidades voltadas para as pessoas com deficiência. Além disso, defendo que o esporte é uma ferramenta poderosa de inclusão, por isso invisto em atividades que possam explorar as habilidades das pessoas com deficiência, atuando de forma integrada com os demais alunos. O intuito é que eles se sintam parte de um todo”.

A professora é considerada exemplo de dedicação na rede de ensino e querida pelos diretores das escolas por onde já passou. “Ela sempre foi uma profissional muito dedicada e disposta a ajudar a escola. Temos alunos com deficiência aqui e ela sempre trabalhou muito bem com todos eles”, disse Debora Garcia de Paiva, diretora da E.M. Paulo Shigueo Yamauti.

O sentimento de Roseane é recíproco. “Sempre adorei trabalhar em Praia Grande e sou muito grata a essa cidade. Se hoje sou a profissional que sou, foi porque tive oportunidade de trabalhar em um centro de excelência que é a Pista Municipal de Atletismo, que tem tudo o que é necessário para fazer de um atleta, campeão. Aproveito para agradecer a Secretaria de Educação por terem me liberado para que eu pudesse realizar essa missão em Tóquio”.

Para a secretária de Educação, Profª Cida Cubilia, ter na rede municipal de ensino profissionais dedicados e comprometidos é muito positivo. “É um orgulho para a Secretaria de Educação ter em seu quadro, profissionais tão competentes como a Roseane. Estamos muito orgulhosos. Nossos parabéns à professora e à atleta”.



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias