Brasão de Praia Grande  

quinta-feira
27 de janeiro de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JORI 2018
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
Dia do guarda civil é lembrado com orgulho por profissionais de Praia Grande
Data é comemorada nacionalmente no dia 03 de setembro
2/9/2021
  Compartilhar no Whatsapp
Orgulho é a palavra escolhida por dois guardas civis municipais de Praia Grande para definir a profissão que abraçaram. Na véspera do Dia do Guarda Civil, comemorado nacionalmente no dia 3 de setembro, eles representam outros tantos colegas de farda e destacam a importância que a função tem nos dias de hoje dentro do sistema de Segurança Pública das cidades, em especial Praia Grande, onde atuam.

A data foi instituída em 31 de agosto de 1966, pelo então Presidente da República Humberto de Alencar Castelo Branco, por meio da Lei nº 5.088. Ao longo do tempo, as corporações foram se fortalecendo e os guardas ganhando destaque como profissionais da área de segurança.

Essa evolução foi acompanhada de perto pelo Inspetor Chefe Operacional, Edvaldo Pereira dos Santos, que entrou na Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande em 1991, quando a corporação ainda não era regulamentada por uma lei específica. “Em junho de 2001 acabou meu contrato como comissionado e em julho eu entrava para o curso preparatório, após ter sido aprovado no concurso público. Meu maior orgulho como guarda civil, ao longo desses anos, é poder servir a população. Muitos guardas são de Praia Grande e, assim como eu, têm um sentimento de pertencimento pela Cidade. E isso traz um compromisso e responsabilidade maiores. Tenho muita honra de ser um guarda civil e servir minha Cidade”.

Em 30 anos de corporação, Edvaldo passou por vários cargos, inclusive o mais alto: comandante. Atualmente, ele é responsável pelo Setor Administrativo da GCM.

Nota máxima - Alexandra Rodrigues Borges Amaro atua no Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) e também é considerada uma veterana na GCM praia-grandense. Há 20 anos ela ingressava na corporação após obter a nota máxima entre as mulheres que concorriam com ela no concurso público. Das 300 vagas disponíveis, apenas 30 eram para mulheres. “Me orgulho muito de ser uma dessas mulheres. E hoje temos uma mulher comandante”, destaca se referindo à Silvia Regina Delgado, que assumiu a GCM de Praia Grande em janeiro deste ano.

Alexandra conta que a necessidade de um emprego estável a trouxe para a Guarda, pois não imaginava trabalhar na área de segurança pública, já que até então era atleta. Mas foi o amor pela profissão que a manteve na corporação por 20 anos. “Já no curso preparatório me apaixonei, acompanhei toda a evolução da Guarda de Praia Grande, passei por muitas funções, vivi muitas histórias que me marcam até hoje”.

Aos dois filhos e aos sobrinhos, que ela criou sozinha, Alexandra pretende deixar um ensinamento importante adquirido também graças a sua profissão. “Andar no caminho certo sempre é a melhor opção”.

Ao todo, a GCM de Praia Grande conta com cerca de 400 integrantes, preparados e dedicados a suas funções, assim como Edvaldo e Alexandra. E o secretário de Assuntos de Segurança Pública da Cidade, Maurício Vieira Izumi, também usou a mesma palavra para homenageá-los. “São homens e mulheres valorosos e comprometidos. Temos muito orgulho em trabalhar com esses profissionais, seja na área de segurança pública ou na proteção dos bens públicos. Com certeza, são motivo de orgulho também para a população de Praia Grande”.



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias