Brasão de Praia Grande  

sexta-feira
28 de janeiro de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JORI 2018
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


“Cerco eletrônico” auxilia na detenção de homem acusado de roubo a barbearia
Veículo usado pelo suspeito foi identificado ao passar por câmera de OCR
30/9/2021
  Compartilhar no Whatsapp
Graças a uma das câmeras que integram o chamado “cerco eletrônico” de Praia Grande, um homem foi detido pela Guarda Civil Municipal (GCM) na madrugada do dia 28, no Sítio do Campo, suspeito de ter praticado um roubo a uma barbearia no Bairro Tupi dois dias antes. O veículo usado por ele no momento do crime foi identificado ao passar por uma das 164 câmeras de reconhecimento de caracteres (OCR) instaladas na Cidade.

O roubo ocorreu na tarde de sábado, quando o proprietário de uma barbearia localizada na Rua Tupi abria o estabelecimento. O acusado parou o carro, entrou no comércio e, após ameaçar a vítima, fugiu levando duas máquinas de cortar cabelo avaliadas em R$ 900,00 cada uma e R$ 850,00 em dinheiro. Porém, uma câmera de um imóvel vizinho registrou a imagem do veículo, possibilitando que a placa fosse identificada.

Rapidamente, a vítima comunicou o roubo e passou as informações sobre o veículo ao Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) que incluiu os dados no sistema.
Na madrugada de quarta-feira (28), o alarme do Cicoe disparou, acusando que o veículo havia passado por um dos locais monitorados pelo sistema. Equipes da GCM se deslocaram e conseguiram abordar o veículo na Avenida José Bonifácio, no Sítio do Campo. O proprietário do veículo foi questionado sobre o roubo e acabou admitindo a autoria do crime, revelando inclusive que usou uma réplica de uma pistola para ameaçar a vítima.

No carro havia outras três pessoas e foram encontrados um tablete de maconha, que o acusado afirmou ser para uso próprio, e uma das máquinas de cortar cabelo. Ele ainda alegou ter vendido a outra máquina a um desconhecido.

Diante dos fatos, o homem foi levado para o 1º DP da Cidade, onde foi reconhecido pela vítima como sendo a mesma pessoa que o assaltou. Autuado pelo crime de roubo, ele foi liberado por não se tratar de flagrante, e responderá em liberdade.

O sistema - Atualmente, Praia Grande conta com 164 pontos dotados de câmeras OCR (sigla para optical character recognition, reconhecimento ótico de caracteres, em português), que faz a “leitura” e identifica as placas dos veículos que trafegam pela Cidade.

Quando um veículo produto de furto ou roubo tem sua placa comunicada ao Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe), que controla todo o sistema de monitoramento da Cidade, os dados são lançados no sistema e assim que o veículo passa por uma dessas câmeras de OCR um alarme é disparado no Cicoe e as viaturas são acionadas, antes mesmo que a vítima registre a ocorrência na delegacia. Agilidade e eficiência são os pontos fortes do sistema.

Todo o sistema de câmeras da Cidade conta quase 3 mil equipamentos, que, atrelados aos softwares adquiridos pela Prefeitura, são a combinação perfeita para a eficiência do parque tecnológico da Cidade.




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias