Brasão de Praia Grande  

quinta-feira
2 de dezembro de 2021

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JORI 2018
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
Professor da rede municipal de ensino tem fotografia compartilhada pela BBC Brasil
Leonardo Casadei é professor no Departamento de Educação Ambiental
4/10/2021
  Compartilhar no Whatsapp
A Secretaria de Educação (Seduc) tem em seu quadro muitos servidores talentosos. É o caso do Leonardo Casadei, professor da rede municipal que trabalha no Departamento de Educação Ambiental. Além de atuar ensinando sobre o meio ambiente e a natureza, Casadei usa a fotografia como ferramenta de arte e estudo. Nesta semana, a BBC Brasil compartilhou uma de suas fotografias em suas redes sociais.

Na imagem, o professor registrou o belo encontro entre um guará (Eudocimus ruber) e uma garça-azul (Egretta caerulea), no Parque Ézio Dall’Ácqua, o Portinho. Para ele, a foto foi selecionada pela equipe de Jornalismo da emissora por conta do registro da harmonia entre as espécies típicas dos manguezais. “A foto eterniza o encontro e a harmonia entre as espécies do manguezal. São espécies típicas e que convivem bem juntas, acho que por isso foi selecionada pela BBC”.

Casadei também é biólogo, especialista em Educação Ambiental e Mestre em Ecologia. Foi o idealizador de um dos diversos projetos do Departamento de Educação Ambiental, mantido pela Seduc, o “Vem passarinhar”. Nele, os alunos da rede aprendem mais sobre as aves e, através delas, são abordados temas como o descarte incorreto dos resíduos, tráfico de animais e desmatamento. “As aves se tornaram uma importante ferramenta de educação ambiental. Desde o início do projeto, em 2014, já atendemos quase 50 mil pessoas entre alunos e a comunidade em geral.”

A fotografia é uma extensão de seu trabalho e as aves são a sua principal inspiração. “Comecei a fotografar aves para eternizar as imagens que meus olhos viam e tentar transmitir, com o maior realismo possível, a beleza de cada espécie. As aves são uma infinita fonte de inspiração para mim. Suas formas e suas cores permitem inúmeras composições e formas de fotografar”.

Para Casadei, a fotografia é, além de arte, uma ferramenta de ensino. “Usamos as imagens tiradas no manguezal junto aos alunos para que eles conheçam mais sobre as espécies e possam entender o real significado da preservação da natureza, tanto para nossa própria existência quanto para os animais. Também trabalhamos na conscientização do descarte de lixo, desmatamento, tráfico de animais e como é importante esse contato com a natureza”, disse.





página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias