Brasão de Praia Grande  

quinta-feira
2 de dezembro de 2021

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JORI 2018
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
E.M. José Padin Mouta recebe encontro dos Círculos Restaurativos
Iniciativa visa promover diálogos e reflexões sobre vários temas junto à comunidade escolar
8/10/2021
  Compartilhar no Whatsapp
A comunidade escolar da E.M. José Padin Mouta promoveu, nesta quinta-feira (7), um encontro dos Círculos Restaurativos, procedimento que utiliza das estratégias do Processo Circular da Justiça Restaurativa para que os participantes possam refletir sobre diversos assuntos de interesse. Nesse encontro, o tema abordado foi a importância de criar memórias afetivas e fortalecer os vínculos das famílias com a escola.

A ideia da Secretaria de Educação (Seduc) é utilizar os círculos para restaurar momentos de diálogos e reflexões sobre diversas temáticas com todos que compõem a comunidade escolar, como professores, alunos, educadores de apoio, além das famílias dos alunos. Também tem como objetivo direcionar os temas para a reflexão coletiva acerca de um problema ou um desafio apresentado durante o encontro.

O processo é desenvolvido pelos Pedagogos Comunitários e um Assistente Técnico Pedagógico da Seduc, especializados em Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz. A cultura indígena serve como base para a atividade, já que todos sentam em círculo, dando vez e voz a todos os participantes.

No início de 2021, as dinâmicas aconteceram de maneira virtual, devido à pandemia da covid-19. Foram 736 professores que participaram e avaliaram a iniciativa como satisfatória por proporcionar muitas reflexões acerca do momento difícil vivido pela pandemia. “Para eles, a troca de experiências entre os colegas fortaleceu o grupo e isso é muito importante nesse momento atual de retomada”, disse a chefe da divisão de Ação Comunitária da Seduc, Valkiria Medeiros do Nascimento.

De acordo com Valkíria, os temas são escolhidos conforme as necessidades mapeadas pelas escolas. “Relacionamos as temáticas aos comportamentos e habilidades socioemocionais dos participantes. Por isso, os temas são variáveis”, explicou. As próximas escolas que receberão o encontro serão a E.M São Francisco de Assis e E.M Layde Rodrigues Reis Loria.




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias