Brasão de Praia Grande  

quinta-feira
2 de dezembro de 2021

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JORI 2018
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
TBT das escolas municipais agitam as redes sociais da Prefeitura
Todas as fotos antigas estão sendo cedidas pelo Centro de Memória da Educação
18/10/2021
  Compartilhar no Whatsapp
As quintas-feiras nas redes sociais da Prefeitura de Praia Grande estão diferentes. O famoso #TBT (Throwback Thursday) está sendo sobre o antes das escolas municipais de Praia Grande. Fotografias das escolas nas décadas de 80 e 90 estão fazendo sucesso entre os seguidores da página da Prefeitura no Instagram e Facebook.

Todas as fotos antigas estão sendo cedidas pelo Centro de Memória da Educação, da Secretaria de Educação de Praia Grande (Seduc). O Centro, criado em 2012 por meio da Lei Complementar n° 631 de 06 de setembro de 2012, é o berço do Patrimônio Histórico Cultural da Educação do Município e tem como objetivos resgatar, resguardar, organizar, classificar e divulgar todo o acervo educacional de Praia Grande.

Por meio de pesquisa, capacitação e treinamento de pessoal técnico qualificado, o Centro de Memória da Educação promove políticas de preservação da memória e cultura escolar através de ações junto às escolas e comunidade, estudos e pesquisas sobre a história da educação.

O acervo é composto por diversos itens que são cedidos pela Seduc e também conta com a doação dos munícipes que viveram em Praia Grande há muitos anos e guardam itens que podem ser compartilhados como acervo.

Além disso, o centro também trabalha com a conservação preventiva dos documentos a fim de desacelerar seu processo de degradação. A conservação é feita por meio de tratamentos como higienização, reparos e acondicionamento adequado. O setor de História Oral também faz parte dos trabalhos do Centro, onde as equipes entrevistam pessoas que fazem parte da história da Cidade.

Para o professor de história responsável pelo Centro de Memória da Educação, Rafael da Silva e Silva, a memória de uma cidade é de suma importância para sua própria manutenção. “Quem tem memória se sente pertencente a uma família, um bairro e a uma cidade. Consequentemente, quem se sente pertencente cuida e zela pelo o que é seu, e exerce a cidadania”. Além disso, ele explica que o antes e depois das escolas é o retrato do desenvolvimento de Praia Grande. “Analisando as fotografias podemos perceber, através da arquitetura escolar do município, como a cidade cresceu nas últimas décadas e continua crescendo com um olhar particular para a educação, sempre acompanhando o aumento populacional e as demandas que surgem em decorrência”.

Quem quiser conhecer mais sobre o passado da educação da nossa Cidade, pode se dirigir presencialmente ao centro, que fica localizado no Porto Aprendiz, na Rua Jaú, 1.158, Bairro Boqueirão. A equipe irá agendar uma visita guiada para atendê-lo. Você também pode visitar a biblioteca da unidade, que conta com títulos sobre a história da educação e da Baixada Santista. Já o acervo de história oral já está disponível no site: www.dpid.cidadaopg.sp.gov.br/cme.

Continue acompanhando as redes sociais da Prefeitura de Praia Grande para conferir mais sobre o passado das escolas municipais - Facebook: facebook.com/prefeiturapg e Instagram: @prefeitura_pg.



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias