Brasão de Praia Grande  

quinta-feira
2 de dezembro de 2021

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JORI 2018
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
Escolas municipais se unem em prol do Outubro Rosa
“Abraço” entre as equipes simbolizou a importância da prevenção do câncer de mama
21/10/2021
  Compartilhar no Whatsapp
As escolas municipais Roberto Francisco dos Santos e Visconde de Mauá se uniram nesta quinta-feira (21) em prol da campanha Outubro Rosa. O mês tem como objetivo alertar a população, em especial as mulheres, sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

A iniciativa reuniu as diretoras, professores e toda a equipe das unidades em um lindo “abraço” coletivo em volta das escolas. Todos vestidos com roupas na cor rosa seguravam balões que simbolizavam o mês. A animação foi garantida e demonstrou o olhar cuidadoso que as escolas municipais têm para conscientizar sobre o câncer mais incidente em mulheres no mundo.

Para Tulla Cesar de Souza, diretora da E.M Roberto Francisco dos Santos, essa união em prol das mulheres e da conscientização tem que ser contínua. “Eu e a diretora da E.M Visconde de Mauá, Patrícia de Almeida Batista, tivemos a ideia de unir as equipes das duas escolas nesse trabalho de conscientização da prevenção do câncer que deve acontecer diariamente, não somente no mês de outubro. Dedicamos esse ‘abraço’ em prol de todas que estão batalhando contra o câncer e queremos pedir que elas não desistissem e continuassem se cuidando”.

Outubro Rosa – O mês é destinado à campanha anual, realizada mundialmente, que tem como objetivo alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. Também visa disseminar métodos preventivos e ressaltar a importância de olhar com atenção para a saúde. Além disso, visa debater e lutar por direitos como de atendimento médico e suporte emocional.

Praia Grande oferece uma rede apoio para as mulheres. Para realizar o exame de mamografia ou qualquer outro exame, elas podem procurar a Unidade de Saúde da Família (Usafa) mais próxima de sua residência. Após passar por consulta, o médico irá indicar os exames a serem feitos e a paciente poderá ser encaminhada ao CEAS Mulher (Centro de Apoio à Saúde da Mulher).

O CEAS funciona como uma rede de apoio à saúde feminina e oferece atendimento com médicos especializados e acolhimento das mulheres. A unidade oferece um atendimento humanizado e é fundamental para prevenção, diagnóstico e encaminhamento de lesões precursoras de câncer de útero e de mama, o que a torna uma referência de serviços para o público feminino em Praia Grande.

São encaminhadas para o Ceas Mulher as pacientes que foram atendidas nas unidades de Saúde da Família (Usafa) e necessitam de um acompanhamento mais específico e próximo do especialista. A unidade conta com uma equipe composta por 16 profissionais: são cinco ginecologistas, dois mastologistas, psicóloga, assistente social, além das equipes de enfermagem e administrativa.

Atendimentos relacionados à mama e colo de útero, área gestacional e aconselhamento em atenção ao planejamento familiar, colocação de DIU, avaliações cirúrgicas, acompanhamentos de exames e alguns tipos de biópsia estão entre os serviços prestados pelos profissionais no Ceas Mulher. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias