Brasão de Praia Grande  

quinta-feira
27 de janeiro de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JORI 2018
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
Capacitação é diferencial da Guarda Civil Municipal de Praia Grande
Treinamentos começam no curso de formação e acontecem ao longo da carreira
26/10/2021
  Compartilhar no Whatsapp
A capacitação do efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande é um diferencial da corporação, que passa pelos treinamentos ainda no curso de formação, mas também ao longo da carreira. Atualmente com cerca de 400 integrantes, a GCM praia-grandense é referência na região.

O curso de formação é a última etapa do concurso para Guarda Civil de 4ª Classe e a mais importante, pois é onde tudo começa. Tem carga horária de mais de 1. 000 horas/aulas teóricas e práticas com um conteúdo bastante abrangente, incluindo legislações específicas de nível municipal, estadual e federal e conceitos do Direito.

De acordo com a comandante da GCM, Silvia Delgado, a principal preocupação do comando da corporação e da Administração Municipal sempre foi basear o conteúdo do curso em princípios como Legalidade e princípios dos Direitos Humanos. “Nossa função exige competência e preparo constantes. Nunca sabemos com que tipo de situação vamos nos deparar e precisamos estar preparados para todas elas”.

Um dos principais direcionamentos de conduta dos guardas é a Portaria Interministerial 4226/2010, que estabelece as diretrizes sobre o uso da força pelos agentes de segurança pública, cujo conteúdo é sempre abordado nas preleções diárias das equipes, mas também integra cursos específicos.

A comandante lembra ainda que além do curso de formação, após aprovação no concurso, os guardas passam anualmente pelo Estágio de Qualificação Profissional, composto por 80 horas/aulas, também teóricas e práticas, incluindo o treinamento de tiro exigido pela Polícia Federal para que seja renovado o porte de arma da corporação.

Questões práticas do dia a dia dos guardas também fazem parte deste treinamento anual e são frequentemente treinadas, como por exemplo abordagem, busca pessoal e algemação. “O modelo de Uso Diferenciado da Força norteia esses procedimentos e são executados de acordo com uma graduação. Nossos guardas estão preparados para atuar desde o nível mais leve até o máximo, se necessário”. A primeira delas é a presença física do guarda, suficiente para cessar alguma situação. Em seguida, pode ser necessária a verbalização, partindo para controles de contato, controles físicos, táticas defensivas não letais e por último, usada apenas em caso de legítima defesa e legítima defesa de terceiros, o uso de arma de fogo.

Para o secretário de Assuntos de Segurança Pública de Praia Grande, Maurício Vieira Izumi, o principal objetivo da Administração Municipal é promover o máximo de instrução e qualificação aos integrantes da GCM. “O preparo de excelência faz com que o bom atendimento das ocorrências seja uma consequência. E temos conseguido multiplicar isso uma vez que muitas dessas capacitações são oferecidas até mesmo para integrantes de corporações de outras cidades. É prova de que nossa corporação é referência”.

Além dos treinamentos obrigatórios, constantemente são realizados cursos e capacitações de áreas específicas, como por exemplo, manuseio de armas de grande porte, habilitação de drones, fiscalização ambiental, agentes multiplicadores de prevenção ao uso de drogas, identificação de documentos, entre outros.

Histórico - A Guarda Civil Municipal de Praia Grande (GCM) vai completar 20 anos de atividades este ano. Criada em 1969, era chamada de Serviço de Vigilância e Salva Vidas e de lá pra cá passou por várias reformulações até que a Lei Complementar 269 fosse aprovada em 2001, dando uma nova estruturação à corporação e transformando-a em uma referência na região.





página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias